Caso pinheirinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Gelson Luis Dutra de Campos
Direito vespertino 302.



Resumo do livro.

O caso dos Exploradores de Caverna. AA Lon L. Fuller


A obra narra a história de quatro exploradores de cavernas, que pertenciam a uma Sociedade , de natureza amadorística, que após um julgamento polêmico, foram condenados à morte pela forca por matar um quinto explorador que serviu de alimento a eles.
Nolimiar de maio de 4299(ano imaginário), os exploradores de cavernas supracitados entre eles um certo, Roger Whetmore, adentraram uma caverna de rocha calcária em Commonwealth caverna esta que mais tarde viria a ser a algoz dos exploradores.
Após entrarem na caverna e estando eles a uma distância considerável da entrada desta, ocorre um desmoronamento que bloqueou por completo o acessoimpedindo-os de saírem.
Percebendo a demora e a falta de notícias dos exploradores, o secretário da Sociedade comunicou a família e enviou uma equipe de socorro prontamente no local, onde esta revelou que a tarefa era difícil.
Havia o temor por parte dos presentes, de que eles não resistiriam muitos dias, por não terem levado alimentos, ou seja, poderiam ter inanição; após o período de vinte diassoube-se que havia com eles um rádio, com o qual, foi possível proporcionar um contato; o engenheiro responsável pelo salvamento informou que as condições para o salvamento eram precárias, portanto seria necessário mais dez dias para salvá-los (os médicos informaram que a possibilidade de conseguirem sobreviver por mais dez dias era reduzida) e, os exploradores representados por Roger indagou se seriapossível sobreviver mais dez dias se um deles morresse para alimentar os outros.
Após um período de silêncio (ninguém quis se pronunciar) conseguiu uma resposta em sentido afirmativo proporcionada pelo presidente da comissão e, depois disto, o contato pelo rádio foi quebrado por causa do descarregamento das pilhas.



Ao final do trigésimo dia após a entrada na caverna os exploradores foramresgatados.
Percebeu-se então que faltava um explorador e descobriu-se que Roger havia sido morto e servido de alimento a seus companheiros.

Os resgatados em sua defesa declararam que Roger foi o primeiro a propor que como alternativa buscassem alimento na carne de um dentre eles para que, os outros quatro conseguissem sobreviver; isto ocorreu através de um par de dados que a própria vítimacarregava consigo, entretanto, pouco antes do arremessarem os dados lançando sorte pela vida de um deles, a vítima declarou que desistia do acordo, mas, os outros já haviam se decidido pelo lançamento dos dados, o acusaram de violação e assim procederam ao lançamento. Quando chegou a vez de Roger, este não quis jogar e um dos acusados o representou, jogando em seu lugar, perguntando após olançamento se este tinha alguma objeção sobre o resultado, a vítima respondeu que não, tendo-lhe sido adversa a sorte, ele foi então morto.
Os quatro sobreviventes após o resgate foram denunciados por homicídio; no julgamento, que ocorreu através de um veredicto especial de primeira instância no Tribunal do Condado de Stowfield do Presidente (Juiz de primeira instância) Truepenny, C. J que após decidirmediante o relato dos fatos, que havia culpabilidade dos réus, acatou a decisão do júri e decretou a sentença. Na sentença do Presidente, os réus foram condenados a forca pelo assassinato de Roger. Os membros do júri após sua dissolvição enviaram ao chefe do Poder Executivo uma petição, sendo seguido pelo juiz de primeira instância com uma petição similar; para que a sentença fosse comutada emprisão de seis meses.

Justificativas:

(Justificativa do Presidente) Observemos aqui, que o que levou o Juiz de primeira instância à condenação dos acusados, foi a legislação pertinente, que não dava margem a outro tipo de veredicto; verificando posteriormente, que pelo tom trágico do caso o próprio juiz solicitou o abrandamento da pena ao Poder Executivo.

Foster, J. ? Este defende os...
tracking img