Caso alfas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
Graduação Tecnológica de Recursos Humanos

ESTUDO DE CASO ALFA S.A.

Daniel de Freitas

Caucaia
2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
Graduação Tecnológica de Recursos Humanos

ESTUDO DE CASO ALFA S.A

Daniel de Freitas

Caucaia
2011
SUMÁRIO
Folha deRosto..........................................................................................................................02
Sumário.....................................................................................................................................03
Introdução.................................................................................................................................04Desenvolvimento......................................................................................................................05
* Problemas......................................................................................................................05
* Soluções e Argumentações...........................................................................................06Conclusão..................................................................................................................................08
Referências Bibliográficas.....................................................................................................09

1 – INTRODUÇÃO
Tendo como base de análise e estudo as teorias de Taylor sobre a administração científica, desde seus princípios até as críticas recebidas, neste trabalho, demaneira clara e concisa, abordarei os problemas que a empresa Alfa S.A. tem enfrentado e desenvolverei as alternativas para solucioná-los argumentando como cheguei à conclusão.
No mesmo, será visto como os administradores da empresa estavam gerenciando a fábrica e seus operários, dando ênfase no erros que prejudicavam o local de trabalho e a produção.

2 – DESENVOLVIMENTO
A Alfa S.A. trabalha noramo de metalurgia e fabrica tanques e caldeiras de aço para o mercado industrial. Ela é uma empresa conhecida que passou por algumas reformulações.
Em seu funcionamento foi detectado alguns problemas, desde a administração até a produção pelos seus operários.

PROBLEMAS:

1. AFALTA DE MATÉRIA-PRIMA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO
Com a falta de matéria-prima os operários passavam para outroprojeto deixando o anterior inacabado e a espera de novos materiais e, com isso, gerava demora na entrega ao cliente.

2. OPERÁRIOS EXECUTAVAM TAREFAS DIFERENCIADAS E ESPECIALIZADAS SEM NENHUM PREPARO
Em virtude da produção ser seguida conforme a exigência de cada cliente e a sua necessidade, sendo assim, uma produção não padrão, os operários eram obrigados a trabalhar em diversas áreas e semreceber um mínimo de treinamento. Isso faz com que a produção seja lenta.

3. OPERÁRIOS COM AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DO TRABALHO
Os operários tinham autonomia e eram responsáveis pelo seu próprio trabalho e, com isso apresentavamum alto índice de ineficiência atrapalhando a produção.

4. ALTA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS SEM EXPERIÊNCIA
A contratação de muitos funcionários, em pouco tempo esem experiência, poderia colocar toda a produção a perder, devido o tempo que os operários mais experientes teriam que gastar para ensiná-los as tarefas e o manuseio dos equipamentos.

5. DIFÍCIL ACESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE OPERÁRIOS E DIRETORES
Sem uma proximidade de relacionamento entre os funcionários e os chefes, mesmo que profissionalmente, sem a comunicação, pode acarretar problemascom o desempenho da produtividade pois, os funcionários são capazes de chamar a atenção dos chefes através de manifestos em geral.

SOLUÇÕES E ARGUMENTAÇÕES:

1. CRIAÇÃO DE UM ESTOQUE DE RECURSOS PARA QUE QUALQUER FALTA DE MATERIAL, O ESTOQUE SUPRA A NECESSIDADE IMPEDINDO A INTERRUPÇÃO DA PRODUÇÃO.

Os operários da Alfa S.A. durante sua execução de trabalho, por vezes, era obrigado a...
tracking img