Case - casas bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA em Gestão de Varejo
Disciplina: Evolução das Organizações


Case: O que a Mesbla errou e a Casas Bahia acertou para ser o que é?

Quando se analisa o histórico do ciclo de vida das empresasverifica-se que o maior erro da Mesbla e o acerto das Casas Bahia está relacionada à estratégia adotada pelas companhias. Enquanto a Mesbla preocupava-se em valorizar cada vez mais as dimensões desuas lojas e seu mix de produtos, a Casas Bahia adotava em seu conceito a valorização e foco em seu cliente com a política de relacionamento em família e dedicação ao cliente conforme menciona em seuslogan “Dedicação Total a Você”.

Outro ponto importante a ser mencionado é que a Mesbla não tinha uma definição e foco em seu negócio, pois vendia de tudo, desde botões até automóveis comoorgulhavam-se em afirmar seus funcionários à época. Esse tipo de afirmação mostrava que a Mesbla não trabalhava em uma estratégia de produtos bem especificada, vendendo qualquer produto dos mais diversossegmentos para todos os públicos. Mesmo sendo uma loja de departamento, a Mesbla também não se importava com a qualidade dos produtos, pois assim que o Brasil reatou relações com a União Soviética, a Mesblaimportou câmeras fotográficas de baixa qualidade que nem sequer tinham assistência técnica, mostrando uma total falta de preocupação com o cliente.

Por outro lado, Samuel Klein, fundador da CasasBahia, desde quando iniciou sua vida de comerciante tinha seu foco direcionado às classes mais baixas da população. Começou vendendo de porta em porta roupas de cama, mesa e banho. Quando os clientesnão tinham condições de pagar, ele já preocupado em satisfazer seu cliente buscava facilitar o negócio oferecendo parcelamento dos pagamentos. Em seguida, aumentou seu mix de produtos e começou atrabalhar com móveis, colchões, entre outros itens, mas sempre com o foco nas classes C e D. A maior sabedoria de Samuel Klein foi, além de enxergar as necessidades do mercado, passar adiante seus...
tracking img