Cartilha sobre o aborto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aborto?
[pic]

A sociedade precisa ter mais e melhores informações sobre o aborto. O que é abortamento? O que é aborto espontâneo? O que aborto inseguro? Quais os fatores que contribuem para que as mulheres adoeçam e morram por conta do aborto no Brasil?

Não existe ser humano mais inocente e indefeso que o bebê dentro da barriga da mãe...

ntrodução:

O aborto é um problema de toda asociedade. As conferências das Nações Unidas declaram o atendimento ao aborto como um direito sexual e
Reprodutivo das mulheres. Os direitos sexuais e reprodutivos são direitos
Humanos.
quem mais adoece e morre por conta de abortamento inseguro são mulheres jovens, pobres, negras e de baixa escolaridade.

é uma questão de saúde pública: No Brasil o aborto inseguro é uma das principais causas deinternação das mulheres nos hospitais do SUS e a
terceira causa de morte materna.

Pela lei brasileira não é permitido que crenças,dogmas e/ou princípios religiosos interfiram nas políticas públicas, sejam de educação, saúde, tecnologia,economia ou qualquer outra política. Isto significa que o
Brasil é um Estado laico.
!
Veja abaixo, países que não permitem o aborto, exceto quando há riscopara a vida da mãe (primeiro quadro), países que permitem o aborto, mas com restrições (segundo quadro) e países que permitem o aborto (terceiro quadro).
[pic]
Mapa Abortivo
O mapa abaixo demonstra quais os países que permitem ou não o aborto.
[pic]
Alguns fatores que contribuem para que mulheres adoeçam
e morram por conta do aborto no Brasil:

Aborto espontâneo
Ocorre quando uma gravidezque parecia estar desenvolvendo-se normalmente termina de maneira involuntária, ou seja, quando a morte é produto de acidente, alguma anomalia ou disfunção não prevista nem desejada pela mãe. O aborto espontâneo também pode ser chamado de aborto involuntário ou "falso parto".
O aborto espontâneo é quando a perda do embrião se dá antes da vigésima semana de gestação (5 meses), quando o feto nãoestá em condições de sobreviver fora do útero materno. A maioria dos abortos espontâneos ocorrem durante o primeiro trimestre, diga-se, nas primeiras 12 semanas.
Calcula-se que 25% das gestações terminam em aborto espontâneo, sendo que 3/4 ocorrem nos três primeiros meses de gravidez.
Existem dois tipos de aborto espontâneo: o aborto iminente e o inevitável.
• O aborto iminente é uma ameaça deaborto. A mulher tem um leve sangramento seguido de dores nas costas e outras parecidas com as cólicas menstruais.
• O aborto inevitável é quando se tem a dilatação do útero para expulsão do conteúdo seguido de fortes dores e hemorragia. O aborto inevitável é dividido em três tipos: o incompleto que é quando ocorre depois da saída dos coágulos a saída restante do conteúdo e o aborto preso, que équando o ovo morre, mas não é expelido.

Causas
A causa do aborto espontâneo no primeiro trimestre mais comum é uma anomalia cromossômica no feto. A maioria das anomalias cromossômicas são resultado de um óvulo ou um espermatozóide defeituosos. Essas anomalias são mais comuns em mulheres acima dos 35 anos, por isso, essas mulheres sofrem um maior risco de terem um aborto espontâneo quandoengravidam, cerca de 70% dos casos
O aborto espontâneo durante o segundo trimestre deve-se à problemas externos como: incontinência do colo uterino, mal formação uterina, insuficiência de desenvolvimento uterino, fibroma, infecções do embrião e de seus anexos.
Um estudo realizado revelou que mulheres que fumam, consumem álcool ou drogas correm um grande risco e mulheres com infecções vaginais têm 5vezes mais chances de terem um aborto espontâneo.

Conseqüências
Os possíveis sintomas de um aborto espontâneo incluem:
• Sangramento vaginal. A quantidade de sangue pode variar de algumas gotas à um fluxo abundante. O sangramento pode começar sem aviso e às vezes começa com uma tonalidade marrom.
• Dor de cólica.
• Perda de líquidos pela vagina, sem sangue e sem dor. Isto pode significar...
tracking img