Radiofrequecia com spectra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

An. Bras. Dermatol. vol.81 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2006

doi: 10.1590/S0365-05962006000100004 

INVESTIGAÇÃO CLÍNICA, EPIDEMIOLÓGICA, LABORATORIAL E TERAPÊUTICA
 
Avaliação do envelhecimento facial relacionado ao tabagismo*
 
 
Letícia Yumi SueharaI; Karine SimoneI; Marcus MaiaII
IMédica em especialização pelaClínica de Dermatologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil 
IIChefe de Clínica Adjunto da Clínica de Dermatologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil
Endereço para correspondência
 
 
[pic]
RESUMO
FUNDAMENTOS: O tabagismo é responsável por diversas doenças crônicas e pelo envelhecimento da pele. OBJETIVO: Comparar a pele facial de fumantes e não fumantes. 
MÉTODOS: Foram avaliados 77 pacientes, 43 não tabagistas e 34 tabagistas, entre 40 e 60 anos, excluídos aqueles com exposição solar excessiva, etilistas e submetidos a tratamento estético da face. As alterações faciais foram avaliadas com base em escore de características da pele da face descrita por Model (fácies de tabagismo). Osindivíduos tabagistas e não tabagistas foram avaliados de acordo com o tempo e a quantidade de cigarros fumados, o sexo, a cor da pele e a idade. 
RESULTADOS: A comparação quanto ao escore da fácies de tabagismo evidenciou que o grupo tabagista apresentou maior escore que o grupo não tabagista (p=0,021). Foram observadas diferenças significativas de escore na comparação entre as faixas etárias (p=0,004) ea cor (p 1 em relação a uma pessoa tabagista e não branca, bem como um indivíduo não tabagista branco em relação a um não tabagista não branco. Para um corte de probabilidade de escore >1 de 0,36, a sensibilidade do modelo é 75%, e a especificidade, de 73,6%.
 
[pic]
 
DISCUSSÃO
As alterações teciduais da pele causadas pelo tabagismo incluem-se em assunto mundialmente estudado; embora aliteratura não seja muito extensa, de forma unânime refere que o tabagismo causa envelhecimento facial precoce. Em 1965 Ippen e Ippen7 definiram "a pele do tabagista" como pálida, cinzenta e enrugada. Num grupo de mulheres com idade variável de 35 a 84 anos, eles encontraram esse tipo de pele em 79% das fumantes e em 19% das não fumantes. Em 1971 Daniell8 mostrou que linhas ou rugas de expressão erammais proeminentes e comuns entre fumantes em comparação com não fumantes em todas as idades, sexo e mesmo nos grupos com maior exposição solar. Em 1985, Model6 definiu os critérios clínicos de "fácies de tabagismo": a) rugas proeminentes; b) proeminência dos contornos ósseos; c) pele atrófica e cinzenta e d) pele pletórica. O autor considerou que apenas um critério é suficiente para caracterizar afácies. A avaliação dos pacientes deste estudo teve como base essa classificação.
As características do envelhecimento facial causadas pelo tabagismo, são bastante intensas e determinadas por alterações das fibras do colágeno da derme profunda,5 razão por que as rugas são bem marcantes.
Os pacientes tabagistas mostraram de forma significante (p = 0,029) maior envelhecimento do que os que nãofumavam. Foi possível constatar que 79% dos não fumantes apresentaram nenhuma ou uma das características da fácies de tabagismo, contra 56% dos fumantes. Já 44% dos fumantes mostraram duas ou mais características da fácies do tabagismo, contra 21% dos não fumantes.
Uma vez bem caracterizado o envelhecimento facial devido ao tabagismo, procurou-se determinar se outras variáveis poderiam tersignificado entre os pacientes.
Em relação ao sexo, é conhecido na literatura o fato de que as mulheres são mais susceptíveis ao envelhecimento pelo tabagismo do que os homens.4,5 Isso seria devido à diminuição do hormônio feminino na pele, causada pela nicotina. O estudo, porém, não mostrou essa diferença.
O mesmo ocorreu quando foram comparados o tempo de prática e o consumo de cigarros, ou seja,...
tracking img