Carl rogers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 5
1.1 A TEORIA ROGERIANA 5
1.2 PSICÓLOGO/ PSICOTERAPEUTA 6
2.DESENVOLVIMENTO 8
2.1 A TEORIA DE CARL ROGERS 10
2.2 A TEORIA ROGERIANA NA EDUCAÇÃO 20
3 CONCLUSÃO 24
4 BIBLIOGRAFIA 26


Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que ovalha.
Carl Rogers

CARL ROGERS

Carl Rogers nasceu em 1902 em Chicago e aos 17 anos ingressou no campus de agronomia na Universidade de Wisconsin. Desistiu desse curso e matriculou-se no curso de história.
Ao findar o curso de licenciatura em história, matricula-se no Seminário da União Teológica em Nova Iorque. Após um ano no curso começa a frequentar algumas aulas depsicologia na universidade. Encantado pelo curso de psicologia, abandona a teologia e transfere-se para a Teachers College da Universidade de Columbia para frequentar o curso de psicologia e psicopedagogia.
Rogers começa a trabalhar como psicólogo no Instituto de Aconselhamento Infantil. Nesta época teve que lutar para não ter seu salário reduzido pela metade, visto que os psiquiatras não admitiam umpsicólogo ganhar igual a eles. Então adquire seu doutorado em 1928 no Theachers College.
É convidado a ser professor pela Universidade de Ohio após ter publicado, em 1938, seu primeiro livro, sobre Tratamento Clínico da Criança Problema.
Passa a assumir a cadeira de psicologia na Universidade de Chicago e cria um novo Centro de Aconselhamento. Em 1946 é eleito presidente da Associação Americana dePsicologia, aclamando, assim, o seu reconhecimento como profissional.
Rogers assume o departamento da Ciências da Educação em 1957, na universidade de Wisconsin. Em 1971 dirige sua atenção especialmente para a Educação, com a proposta da pedagogia centrada no aluno.
Carl Rogers faleceu em 1987.
1.INTRODUÇÃO

Estudar a teoria de Rogers é muito importante para o educador, pois este perceberá,através dela, que há um grande trajeto a ser percorrido por todos. Um caminho repleto de esperança, conquistas, respeito, desafios, ousadia e, principalmente, muito trabalho.
Sua teoria convida a todos a refletir sobre as mudanças necessárias e que devem ser buscadas, tanto dentro como fora da sala de aula. Ela aponta para uma profunda mudança no relacionamento entre professor e aluno,relacionamento esse capaz de provocar transformações intensas, tanto no comportamento de ambos como na busca dos saberes.
Suas observações são instigantes e levam o professor a repensar a educação que é imposta atualmente (de cima para baixo). Apesar de toda intransigência do sistema educacional, essa teoria pode, sim, ser implementada dentro da sala de aula.
Os relatos das escolas que adotaram estateoria veem para comprovar a sua importância para o futuro da educação. Escolas que romperam com a escola tradicional, enfrentaram as incertezas e ousaram, apesar do medo, construir a escola do futuro.

1.1 A TEORIA ROGERIANA

A Teoria Rogeriana - que tem como característica um extenso repertório de expressões próprias - surgiu como uma terceira via entre os dois campos predominantes da psicologiaem meados do século 20. De um lado havia a psicanálise, criada por Sigmund Freud (1856-1939), com sua prática balizada pela ortodoxia, e, de outro, o behaviorismo, que na época tinha B. F. Skinner (1904-1990) como expoente e se caracteriza pela submissão à biologia. A corrente de Rogers ficou conhecida como humanista, porque, em acentuado contraste com a teoria freudiana, ela se baseia numa visãootimista do homem.
Para Rogers, a sanidade mental e o desenvolvimento pleno das potencialidades pessoais são tendências naturais da evolução humana. Removidos eventuais obstáculos nesse processo, as pessoas retomam a progressão construtiva. "Ele chamou a atenção para a formação da pessoa, a importância de viver em busca de uma harmonia consigo mesma e com o entorno social", diz Ana Gracinda...
tracking img