Carl rogers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARL ROGERS

A TEORIA DA APRRENDIZAGEM SIGNIFICANTE DE ROGERS (NÃO – DIRETIVISMO), A APLICABILIDADE À EDUCAÇÃO.CARL ROGERS

Carl Ransom Rogers nasceu em Oak Park, em 1902. Teve uma infância isolada e uma educação fortemente marcada pela religião. Formado emhistória e psicologia, aplicou à educação princípios da psicologia, foi psicoterapeuta por mais de 30 anos.
Rogers é considerado um representante da corrente humanista, não diretiva, em educação.Rogers concebe o ser humano como bom e curioso, que porem precisa de ajuda para poder evoluir. Eis a razão da necessidade de técnicas de intervenção facilitadoras
O Rogerianismo na educação aparece comoum movimento complexo que implica uma filosofia da educação, uma teoria da aprendizagem uma prática baseada em pesquisa uma tecnologia educacional e uma ação política.
Ação política, no sentido deque para desenvolver-se uma educação centrada na pessoa, é preciso que as estruturas as instituição – escola mude.

NÃO- DIRETIVISMO

É a linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunosescolhem os assuntos a serem estudados, diferente de outras linhas em que a escolha é feita por professores e a equipe diretiva.
Defende uma linha em que a constante intervenção dos adultos limita acapacidade de escolha das crianças, atrasa o amadurecimento e pode causar até outros problemas psicológicos.
Sua teoria convida a todos a refletir sobre as mudanças necessárias e que devem serbuscadas, tanto dentro como fora da sala de aula. Ela aponta para uma profunda mudança no relacionamento entre professor e aluno, relacionamento este capaz de provocar mudanças internas, tanto nocomportamento de ambos como na busca dos saberes.

PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM

O processo de ensino- aprendizagem centra-se no aluno e atribui ao professor e á escola o papel de facilitadores da...
tracking img