Absentismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1.1 Satisfação Laboral = SLIDE 6
Satisfação profissional/ laboral pode dizer consiste na diferença entre a quantidade de recompensas que colaborador recebe e a quantidade queacredita que deveria receber.
A satisfação profissional deve ser objetivo essencial duma ORG pk vai influenciar qualidade de vida dos seus colaboradores.
Desta forma , as ORGS têmresponsabilidade de proporcionar trabalhos + desafiantes/recompensadores, a nível monetário mas tmb nível de crescimento profissional.
Alguns principais fatores que determinam a satisfação profissional doscolaboradores de uma organização são :
• As perspetivas de promoção;
• condições de trabalho;
• relação com colegas de trabalho;
• A remuneração que auferem;
• A competência do superior imediato.Por ultimo dizer que satisfação profissional é indicador importante do clima organizacional, sendo elemento determinante na avaliação da qualidade das organizações.

Capítulo 1.2 CondiçõesTrabalho (Saúde e Segurança)= SLIDE 7
Relativamente às condições de trabalho, A ent. empregadora deve preocupar reduzir ao máximo SITUAÇÕES QUE PONHAM EM CAUSA A SAUDE/SEGURANÇA DO TRABALHADOR p ex:temperatura e a renovação do ar, iluminação, a maquinaria e ruídos, bem como o transporte de materiais perigosos e cargas pesadas.
estudo realizado Portugal refere gd nº de situações indesejáveisou irregulares. Inquiridos, cerca de 5.000 colaboradores denunciaram várias condições de trabalho menos favoráveis, como permanecer muito tempo de pé (44.5%), respirar produtos tóxicos (23.4%), terposições desconfortáveis e fatigantes (20.5%), efetuar deslocações a pé frequentes e de longa duração (18.9 %) ou executar tarefas repetitivas e monótonas (18.9%).
São ainda referidos riscosprofissionais, relacionados sobretudo com a segurança física, nomeadamente acidentes em máquinas (21.1%), materiais de trabalho (17.4%), ser atingido com a queda ou a projeção de materiais (11.7%) ou estar...
tracking img