Projeto descentralizado sobre a cultura afro brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativas: (Descrever o que motivou a elaborar o projeto)

- A cultura afro está inserida implicitamente na comunidade escolar, a qual por diversos motivos não conseguem perceber essa presençamarcante na consolidação da sociedade saltopiraporense e brasileira.

- Realizar um estudo sobre a cultura afro, o qual possa desencadear um processo de respeito e valorização na comunidade escolar euma conscientização que a sociedade é constituída pelas diferenças culturais, étnicas, religiosas, sociais, políticas e econômicas.

- Uma aproximação entre a realidade social e cultural local e osconteúdos propostos pelo Currículo de Ciências Humanas e suas tecnologias da SEESP.



Objetivos: (Relacionar concretamente o que se pretende com vistas à justificativa proposta)

- Baseando-se nosprincípios curriculares de: “Construir identidade, agir com autonomia em relação ao outro, bem como incorporar a diversidade, são as bases para a construção de valores de pertencimento e deresponsabilidade, essenciais para a inserção cidadã nas dimensões sociais e produtivas; (...) E orientar o conteúdo e o sentido da escola são elementos relevantes da complexidade da vida cultural em suas dimensõessociais, econômicas e políticas” (São Paulo, Currículo CHT, p.10). Faz-se a necessário selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, paraformar uma conscientização de fatores étnicos culturais, rompendo paradigmas impostos pelos diferentes meios de convivência.

- Direcionar uma melhor compreensão entre reconhecer, apreender, partilhar asáreas de conhecimento, um conjunto de conceitos, posturas, condutas, valores. Buscando nesses referenciais a valorização do trabalho interdisciplinar, privilegiando assim o trabalho coletivo na escoladentro de um envolvimento de professores e alunos.

- Levar os alunos à compreensão da “cidadania como participação social e política. A partir dessa compreensão, espera-se despertar a consciência...
tracking img