Estudo sobre a perspectiva educacional do negro pos abolição na bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Carlos Leônidas Nascimento Paixão Geisa Santos Brito Maria Janete Almeida de Oliveira

Estudo sobre a perspectiva Educacional do Negro pós Abolição na Bahia

Monografia apresentada ao Departamento de História da PUC-Rio como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciatura em História.

Orientadora: Prof. Maria Cláudia Cardoso Ferreira

Departamento de História PontifíciaUniversidade Católica do Rio de Janeiro

Bahia, novembro de 2010.

1

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus, pois sem Ele somos incapazes de qualquer realização. A todas as pessoas do nosso convívio que acreditaram e contribuíram mesmo que indiretamente, para a conclusão deste curso. Aos nossos queridos pais Maria Petrina Coelho do Nascimento e Serafim Paixão(in memorian); Gedey Pereira deBrito(in memorian) e Gerolina dos Santos Brito(in memorian); Jonas Almeira de Oliveira(in memorian) e Jandira Almeida de Oliveira(in memorian), pelo amor incondicional e pela paciência. Aos nossos cônjuges Airan Santiago Silva; Carmelito Moura Cabral e João Oliveira Sampaio, pela compreensão nas nossas ausências e falta de atenção no decorrer deste curso, nosso amor e dedicação. Aos nossos filhos, queem diversas oportunidades nos serviram de “tutores” já que o ambiente virtual lhes é mais familiar, vocês foram sensacionais. Aos nossos tutores virtuais que mesmo através de um ambiente, no início “estranho”, depois muito agradável, “os fóruns de debate”, nos possibilitaram conhecimentos relevantes para nossa formação,obrigado por tudo. À nossa orientadora neste Trabalho de Conclusão de Curso,professora Maria Cláudia, que sem as suas orientações dificilmente teríamos obtido êxito, muita gratidão. A todos os nossos familiares e amigos que torceram e acreditaram na conclusão deste curso, ficamos muito gratos. Aos colegas e agora amigos da turma pelas agradáveis lembranças que serão eternamente guardadas no coração, muito obrigado.

2

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabelho deconclusão da graduação de Licenciatura em História, aos nossos pais e irmãos, familiares, cônjuges, filhos e amigos que de muitas formas nos incentivaram e ajudaram para que fosse possível a concretização deste trabalho.

Vá em busca de seu povo. Ame-o Aprenda com ele Comece com aquilo que ele sabe Construa sobre aquilo que ele tem.

Kwame N´Krumah

3

RESUMO
O escopo deste trabalho traz à tonaquestionamentos sobre a forma que se desenvolveu a educação do negro pós abolição no Brasil. Se propõem apresentar os fatores identificados que levaram a exclusão dos escravos recém libertos do sistema educacional brasileiro e conseqüente o desdobramento deste fato na educação do negro na contemporaneidade, na educação brasileira assim como os hábitos da história do racismo da sociedade, processode negação do negro. Seja pela inviabilidade, seja pela indiferença. Para uma melhor compreensão do tema fez-se importante uma pesquisa ao ODEERE na UESB, para ter mais subsídios teóricos nessa discussão; bem como analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (2004), e outros teóricos para amparo desta. Trata-se de uma pesquisa Qualitativo-descritiva por dar condição de analisar os dados coletadose apresentar os mesmos posteriormente. Após tal estudo, fatos constatam que essa sempre foi uma sociedade forjada na construção de um escravismo criminoso, realizada sem uma ampla revisão de direitos e necessidades da população negra. Mas é uma realidade que pode ser mudada e essa mudança já pode ser vista, mesmo que em passos lentos, em muitos pontos do território nacional.

Palavras chaves:Educação quilombola. Exclusão. Leis. ODEERE.

4

ABSTRACT

The scope of this work brings up questions about how that developed after the abolition of black education in Brazil. Intend to present the identified factors that led to the exclusion of newly freed slaves from the Brazilian educational system and the consequent unfolding of this fact in the education of blacks in contemporary...
tracking img