Faber catell - reflorestamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Neste trabalho será abordado o tema reflorestamento e os processos ambientais da empresa multinacional Faber-Castell.
Em primeiro lugar ficará claro que reflorestar é um processo que consiste no replantio de árvores em áreas anteriormente ocupadas por florestas e formações vegetais.
O objetivo desse trabalho é explicar os processos ambientais, e mostrar para os futurosadministradores e empresários como crescer sem prejudicar o meio ambiente tornando-se modelo como a empresa abordada.
Com base na frase citada pela própria empresa: “O respeito ao indivíduo e ao meio ambiente estão presentes na Faber-Castell desde 1761”, pode-se ressaltar que ela é uma empresa séria e competente, uma empresa que tem como foco a responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade.
Desdesua criação a Faber-Castell vem preservando o meio ambiente com seus vários planos de ações que serão desenvolvidos e apresentados ao longo do trabalho e servirão para alertar, conscientizar e esclarecer todas as formas de preservação e contribuição ao meio ambiente.

2. O que é reflorestamento

De acordo com o site <http://www.infoescola.com/ecologia/reflorestamento, acessado em29/09/2009 às 17h40min> Reflorestamento se refere à atividade de replantar florestas (ou seja, que já existiram, mas) que foram suprimidas por algum motivo. Embora, erroneamente, o termo seja usado (às vezes) para designar também o plantio em qualquer área.
Infelizmente, durante a ocupação do Brasil, a maior parte de sua vegetação, principalmente na região sudeste, foi sendo derrubada para aextração da madeira e, depois, plantio de diversas culturas como o café. Segundo dados da ONG SOS Mata Atlântica, da vegetação que cobria toda a região de domínio da Mata Atlântica, que vai desde o litoral Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, restaram apenas cerca de 7% da cobertura original que continua ameaçada.
Assim, podemos reverter à situação, recuperando áreas devastadas através doreflorestamento e cuidando do que ainda está intacto.
Há quem defenda que a recuperação da vegetação deve ocorrer de forma natural sem que haja a intervenção do homem mesmo que para o plantio. Mas, desta forma o processo é bem mais demorado. Então, a maioria dos proprietários de terra que optam por recuperar antigas regiões de mata, geralmente, resolvem fazer o reflorestamento.
A recuperação natural davegetação se dá por estágios, cada um dos quais é caracterizado pela predominância de um tipo de vegetação diferente. As espécies chamadas de pioneiras são as primeiras a aparecer e se constituem de arbustos de pequeno e médio porte e ciclo de vida curto. Já as espécies de ciclo de vida mais longo e grande porte são chamadas de “clímax” e aparecem logo depois das espécies intermediárias. Portanto,o que o processo de reflorestamento, faz é acelerar esse processo de sucessão plantando-se espécies pioneiras e clímax ao mesmo tempo de forma equilibrada. Garantindo que as pioneiras crescerão fornecendo sombra para as clímax, mas sem abafá-las.
Podemos dizer que existe dois tipos de reflorestamento:
* Aquele com fim unicamente comercial, como o reflorestamento de eucalipto ou madeira paraextração de celulose;
* E aquele voltado para a recuperação de áreas degradadas ou criação de unidades de conservação, que não chega a ter necessariamente um fim comercial.
No primeiro caso, a biodiversidade fica comprometida e o interesse é apenas garantir matéria-prima de forma sustentável para as indústrias. Mas, no segundo caso, a preocupação está em se reconstituir a mata o mais parecidopossível com seu estado natural a fim de preservar os lençóis freáticos, o solo e até mesmo a qualidade do ar. Assim, no segundo caso, deve haver a preocupação com a variedade de espécies plantadas, mas obedecendo-se a regionalidade, pois cada região do país possui um tipo de vegetação diferente de acordo com o clima, o solo, etc.
No caso da Faber-Castell, o tipo de reflorestamento que é...
tracking img