Chang

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Chang argumenta, com base em pesquisa histórica, que o conjunto de medidas políticas e instituições que os países desenvolvidos recomendam que se adotem nos países em desenvolvimento não correspondemàs que eles próprios adotaram em seu processo. E identifica nisto uma atitude deliberada para impedir que os países ainda não desenvolvidos os alcancem. Propõe que se recupere a metodologia deinvestigação histórica em economia, em substituição à perspectiva positivista e portanto a-histórica adotada pela Teoria Neoclássica. Entende que também o estudo das estratégias de desenvolvimento a partirde fatos estilizados Afirma que quando se abandona a perspectiva de tratar o desenvolvimento como uma soma de fatos estilizados e se opta por investigar historicamente os processos (como na abordagemde List, o mito de que os países líderes da revolução industrial, Inglaterra e USA se deu por liderança do mercado cai por terra). Ambos foram protecionistas enquanto conviviam com sua indústrianascente. O papel do Estado no processo era relevante, e nem sequer ideologicamente o laissez faire vigorava.
Segundo Chang (p.13), “eles não seriam o que são hoje se tivessem adotado as políticas e asinstituições que agora recomendam às nações em desenvolvimento” As ditas políticas “ruins” de hoje foram as que os países ricos adotaram quando em desenvolvimento.
O conhecimento da história dasestratégias de desenvolvimento é importante para saber se as nações atualmente ricas não estarão se valendo do pretexto de recomendar políticas e instituições “boas” unicamente para dificultar o acesso dospaíses em desenvolvimento às políticas e instituições que elas implementaram no passado a fim de alcançarem o desenvolvimento.
O “ruim” de agora foi o “bom” de antes. Conhecendo a história dospaíses envolvidos, tem-se informações coerentes para então, através do “bom senso” e da “intuição do que é necessário ao país”, adotar as políticas corretas para aquele país.
Exemplo dos EUA, quando...
tracking img