Carl gustav jung

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Acredito que alguma parte do eu ou da alma não está sujeita as leis do espaço de do tempo”.
CARL GUSTAV JUNG

SUMÁRIO

1. CONSIDEARAÇÕES INICIAIS 04

2. CRONOLOGIA DE JUNG 05

3. OBRAS 08

4. ALGUNS TERMOS EMPREGADOS POR JUNG 09

5. JUNG E FREUD 11

6. A PSICOLOGIA ANALÍTICA 14

7. CONCEITOS FUNADAMENTAIS 15

8. CONCEITOS FUNADAMENTAIS 20

CarlGustav Jung
Conhecido por fundar a Psicologia Analitica

1. Considerações Iniciais
Jung escreveu que,
"Assim, como o nosso corpo é um verdadeiro museu de órgãos, cada um com a sua longa evolução histórica, devemos esperar encontrar também na mente uma organização análoga. Nossa mente não poderia jamais ser um produto sem história, em situação oposta ao corpo em que existe. Por ‘história’não estou querendo me referir àquela que a mente constrói através de referências conscientes ao passado, por meio da linguagem e de outras tradições culturais; refiro-me ao desenvolvimento biológico, pré-histórico e inconsciente da mente no homem primitivo, cuja psique estava muito próxima à dos animais.
Esta psique, infinitamente antiga, é a base da nossa mente, assim como a estrutura do nossocorpo se fundamenta no molde anatômico dos mamíferos em geral. O olho treinado do anatomista ou do biólogo encontra nos nossos corpos muitos traços deste molde original. O pesquisador experiente da mente humana também pode verificar as analogias existentes entre as imagens oníricas do homem moderno e as expressões da mente primitiva, as suas ‘imagens coletivas’ e os seus motivos mitológicos.
Assimcomo o biólogo necessita da anatomia comparada, também o psicólogo não pode prescindir da ‘anatomia comparada da psique’. Em outros termos, o psicólogo precisa, na prática, ter experiência suficiente não só de sonhos e outras expressões da atividade inconsciente, mas também da mitologia no seu sentido mais amplo. “Sem esta bagagem intelectual ninguém pode identificar as analogias mais importantes,não será possível, por exemplo, verificar a analogia entre um caso de neurose compulsiva e a clássica possessão demoníaca sem um conhecimento exato de ambos.” (JUNG, 1977: 67).
O excerto acima, extraído de O Homem e seus Símbolos, sintetiza, grosso modo, a visão de Jung e seu método de pesquisa sobre a mente humana.
Jung, antes de decidir pelos estudos médicos, tinha uma atração pelaarqueologia. Num certo sentido, ele não deixou inativa, no seu trabalho de médico, de professor e de pesquisador, sua vocação arqueológica. Assim como Foucault desenvolveu uma arqueologia do saber, podemos afirmar que Jung desenvolveu uma arqueologia do funcionamento mental.
Portanto, sua pesquisa não se restringiu entre quatro paredes do consultório. Realizou várias viagens com o objetivo de conhecer aalma humana: em 1921, África do Norte; em 1924-1925, conviveram com os Índios Pueblo da América e em 1925-1926 no Monte Elgon na África Oriental Inglesa. Essas viagens proporcionaram não só a descoberta da significação cósmica da consciência, mas também a constatação de que aos olhos dos homens dessas culturas distantes refletiam o homem branco, o europeu, o civilizado, enfim, o colonizador, como"ave de rapina".

2. Cronologia de Jung

26 de julho de 1875: nascimento de Carl Gustav Jung em Kesswil, cantão de Thugau, Suiça. O pai é pastor protstante.
1879: a família muda-se para uma aldeia próxima de Basiléia.
1886-1895: estudos secundários no colégio de Basiléia.
1895-1900: Jung estuda medicina na Universidade de Basiléia e interessa-se pela psiquiatria.
1900: em dezembro torna-semédico adjunto do prof. Eugen Bleuler, diretor da clínica psiquiátrica do Hospital Burghölzli da Universidade de Zurique.
1902: defesa de Tese de Doutorado (Psicopatologia e Patologia dos Fenômenos Ditos Ocultos). É um estudo de caso sobre uma jovem médium espírita, no qual Jung interpreta as manifestações dos espíritos como personificações da própria médium.
1902-1903: estágio e estudo em...
tracking img