Cardapio nos mercados publicos de joao pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O cardápio dos mercados públicos de João Pessoa, Central e Mangabeira, é fruto da diversidade cultural do estado da Paraíba e da região Nordeste. È um caldeirão de Influencias indígenas, portuguesas e africanas, uma mistura mágica de cores e sabores, elaboradas por verdadeiros guerreiros da gastronomia, trabalhadores que enfrentam o batente todos os dias, faça chuva ou sol, que procuram sempreos melhores produtos para suas receitas. Em espaços pequenos preparam as iguarias que serão servidas para o deleite de seus clientes.
O cardápio dos mercados é composto basicamente da cozinha do litorânea e sertaneja, sendo essa a estrela. Pratos como Rubacão, Baião de dois, Buchada, picado de bode,entre outros itens,fazem parte desse espaço gastronômico, muitas vezes visto com certo preconceitopela maioria da população.
No litoral há a comida dos peixes e frutos do mar, com seus assados e moquecas,caldeiradas e pirões que combinam a herança das tribos indígenas com o tempero lusitano , junto das serras e dos manguezais. O litoral paraibano tem a comida mais aristocrática do estado, resultado das influencias européias, das invasões e colonização. Também é forte a influencia da cultura doaçúcar. Do ciclo dos engenhos . O produto que já foi símbolo do poder, fundiu-se na alma brasileira , mesmo representando fielmente a doçaria portuguesa aos poucos foram incorporadas as frutas regionais, a mandioca, e o coco. A rapadura e o mel de engenho, é um exemplo de sobremesa no dia à dia do Paraibano.
Na cozinha sertaneja,encontra-se rusticidade e vigor em pratos que traduzem suaspaisagens, as mais áridas do país. Numa área que corresponde à maior parte da região. A cultura dos feijões e da fava, do milho e da mandioca e a criação de animais como galinhas,cabras e porcos. Para os animais maiores, caso dos bovinos, a salga conserva a carne e cria uma iguaria.Populares hoje em todo o país,as carnes- secas, carne de sol e charques são uma das bases do sustento do sertanejo.Salgados também há os queijos, como o de coalho e manteiga.E complementando a alimentação básica vem as pequenas caças,os pescados de rios e açudes e as frutas.
Eleger um único prato dos mercados analisados é uma tarefa difícil. Durante os vinte dias que resultaram nesse trabalho, verificando a preparação, montagem dos pratos e degustação, a única conclusão é que não existe limite de sabores naculinária dos mercados , o cheiro é penetrante, sabor especial e colorido encantador.

Cozinhar nem sempre é uma arte perfeitamente precisa, mas um bom conhecimento do que é básico dá ao comerciante, não só a possibilidade de aplicar a técnica , mas também de aprender os padrões de qualidade para que comecem um sentido novo no processo de cozinhar, a habilidade de comprar os melhores ingredientespossíveis. A segurança dos alimentos e da cozinha, os conhecimentos de nutrição e ciência alimentar, são elementos importantes para atender e enriquecer as necessidades dietéticas dos estilos de vida de hoje.
O cardápio é uma ferramenta poderosa. È um veículo de marketing.Estabelece e reforça todo o conceito de um restaurante, do estilo de louça e dos talheres às necessidades de treinamento do pessoal.O modo como o menu é desenvolvido ou adaptado, assim como os critérios pelos quais os preços são neles estabelecidos, é um reflexo de como o conceito de operação, ou o planejamento foi definido. Algumas vezes o cardápio se desenvolve à medida que o planejamento é refinado. Nos mercados analisados, o menu é armazenado na cabeça do comerciante, com raríssima exceção, se encontrou um cardápioelaborado.
Os menus informam ao pessoal da cozinha coisas vitais , como de quem é a responsabilidade de preparar os componentes do prato, ou colocar a comida e guarnecê-lo. Mesmo se um menu escrito não for fornecido ao comensal, é essencial alguma forma de menu para o pessoal que prepara o prato.
A forma artesanal em que trabalham os comerciantes do ramo de alimentação nos mercados, é de certa...
tracking img