Caracteristicas de textos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)
 
CURSO DE LETRAS (EAD)
 
 
 


Características dos textos acadêmicos.





 
 
 
 
 




Ernandes Silvestre de Albuquerque
Laura Cristina de Carvalho Caú da Rocha
Maria do Socorro Tavares Costa Mendes
 
 
 
 
 
 
 
 
 Surubim - Pe
2009




Ernandes Silvestre de Albuquerque
Laura Cristina de Carvalho Caú da Rocha
Maria doSocorro Tavares Costa Mendes

 
 
 
 

Características dos textos acadêmicos

 
 




  2º web quest apresentada ao professor
Jairo Nogueira Luna da disciplina Lei-tura e Produção de Texto do curso de
Licenciatura em Letras modalidade à
distância,ministrado pela Universidade
de Pernambuco.Surubim - Pe
2009



RESUMO: A dissertação apresentada trata da caracterização de textos acadêmicos na sua essência (tcc,artigo,monografia ,dissertação,tese) e enfatiza a objetividade e clareza que os textos acadêmicos devem ter na sua estruturação e a importância da pesquisa para a sua elaboração,visto que ela fornece dados imprescindíveis para o embasamento do trabalho desenvolvido eoferece um leque de conhecimentos .Cada tipo de texto acadêmico tem uma forma intrínseca de apresentar-se ,pois precisa seguir as normas trazidas pela ABNT .
Palavras-Chaves : Textos acadêmicos ,pesquisa ,trabalho e conhecimentos.

CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS ACADÊMICOS

Textos acadêmicos( tcc, monografia, dissertação, tese) são documentos que apresentam peculiaridades próprias e que prezampelo uso da língua vernácula e devem ser produzidos segundo as normas da ABNT (NBR 14724,2002) para enquadramento formal, e aceitação nas Universidades e Faculdades.

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), bem como a monografia tem como uma de suas especificidades demonstrar, através do estudo científico, o conteúdo do que foi assimilado durante o período de graduação do aluno.
Através deum tema bem estabelecido e centrado no campo de abrangência da carreira escolhida, o TCC consiste numa prática de aprofundamento, investigação, incursão em bibliografias criteriosamente selecionadas, apontamento de diretrizes e conclusões próprias, tendo como embasamento o conhecimento figurante na contemporaneidade acerca da temática eleita.
À luz dos avanços sociais, técnicos, científicose teóricos alcançados pela humanidade , o TCC figura como um elemento contribuinte na evolução dos sistemas educacionais do Brasil, uma vez que sua autenticidade e originalidade sejam criteriosamente respeitadas.
Obstante da consideração errônea que classifica o TCC como um trabalho de pesquisa “mais extenso”, a verdadeira concepção do Trabalho de Conclusão de Curso está ligada à profundidade deestudo e investigação do tema, sua comparação com a literatura vigente, a emissão inédita de conclusões e apontamentos que direcionam à novas descobertas e caminhos para o viés da continuidade de tais estudos por terceiros, ou novas gerações.

A execução de um TCC exige planificação pormenorizada, pesquisa aprofundada, levantamento bibliográfico, coleta de dados, desenvolvimento textualpertinente e estritamente ligado ao tema eleito. É recomendável que seja precedida por um projeto, requisito que além de efetuar a prospecção do futuro trabalho, auxilia na fragmentação e execução de suas partes, ainda que estas, como resultado final, apresentem congruência e fluidez em seqüência, refletindo em um trabalho homogêneo e consistente.
Um TCC deve tendenciosamente, para seu pleno...
tracking img