Textos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Textos acadêmicos e outros textos

A linguagem escrita tem papel primordial em nossa sociedade – quer seja porque a escrita é entendida como uma maneira eficiente de fazer durar, através dos tempos, nossos textos, quer seja por sua praticidade em termos de comunicação escrita: podemos deixar lembretes para nós mesmos, avisos para pessoas ausentes, bilhetes, cartas, e-mails, blogs. Hátambém os textos escritos transformados em documentos, como certidão de nascimento, atestado de óbito, registros de casamento. Inclusive nossas leis, contas, multas, enfim, são textos verbais escritos de vários tipos com múltiplas finalidades.

Mas a linguagem escrita não é utilizada apenas em várias situações corriqueiras do nosso dia a dia. Ela nos possibilita também construirtratados filosóficos, teses acadêmicas, trabalhos científicos – textos que têm características bem marcadas e diferenciadas daquelas dos textos que produzimos em nossas atividades mais rotineiras. Diferentemente de uma lista de compras de supermercado, por exemplo, um texto acadêmico pressupõe um tipo de leitor que adota procedimentos específicos de leitura, estabelecendo um ambiente também específicopara o processo de construção de sentidos a partir desse tipo de texto. Esses textos exigem uma leitura mais lenta, mais cuidadosa, reflexiva, aprofundada e crítica.

Estamos dizendo então que a linguagem escrita é utilizada socialmente de diferentes formas. Essa realização de textos tanto orais como escritos é conhecida em nossa área por gêneros textuais. Todo gênero textual apresentadeterminadas características que nos fazem reconhecer tal gênero quando o vemos, por exemplo, uma carta pessoal, um artigo de revista, uma receita de comida, uma receita médica. Dentre todas essas diferentes construções sociais de gêneros textuais, está o gênero acadêmico.

Segundo Bakhtin (1997), gêneros são construções discursivas relativamente estáveis e portanto em constantetransformação. Assim, definir gênero significa isolar, apenas temporariamente, algumas características de um conjunto de textos a fim de melhor entender não apenas sua estrutura, mas seu uso social nas práticas diárias em que nos engajamos ao fazer sentido do mundo. Concordamos com Bakhtin que mais do que apenas reconhecer as características estruturais de um texto, precisamos entender como esse texto éutilizado nas práticas sociais de interação verbal, isto é, por que alguns textos parecem ter mais ou menos “valor” do que outros e como nossos textos acadêmicos são legitimados em espaços de construção de conhecimento científico. Perceber essas questões é tarefa fundamental para quem trabalha com a produção da linguagem.

Ensino superior e produção do texto escrito

Nauniversidade, uma das principais instituições sociais onde o conhecimento é produzido e perpetuado, o trabalho com a produção de textos escritos com objetivos e fins específicos é uma prática bastante comum, independentemente do curso ou da área de conhecimento que se estuda. Assim que ingressam no universo acadêmico, os alunos são levados a produzirem uma diversidade de textos, desde simplesresumos de livros até textos mais complexos. Desse modo, seja para atender os requisitos de um componente curricular do curso ou para compartilhar o resultado de uma pesquisa com grande relevância social, os alunos sentem a necessidade de escreverem uma variedade de textos. Para Motta-Roth e Hendges (2010), esses e outros gêneros produzidos no meio acadêmico podem ser identificados considerando aspeculiaridades e as especificidades com que são construídos, principalmente em relação ao tema e objetivo do texto, público-alvo para quem escrevemos, à natureza e organização das informações que incluímos no texto são produzidos nesta instituição, com vistas a atender necessidades próprias dessa esfera comunicativa.
O texto científico, enquanto gênero textual cientifico, é visto de...
tracking img