Capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Raízes africanas 
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nosengenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som demúsicas. 
No Brasil 
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos depráticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. 

Os senhores de engenhoproibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma artemarcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
Movimentos
Ginga:
 
   O movimento básico de Capoeira. Em vez de o capoeirista sefixar numa posição, ele está sempre em movimento, efetuando esta espécie de dança, não devendo cruzar uma perna atrás  da outra.

Aú:
   Também conhecido como Aú Regional
 pode ser usado na Capoeira paraentrar na roda
e também como uma forma rápida
de fugir ou enganar o "adversário

Aú Angola:
   O Aú Angola é um Aú, mas este é apenas utilizado na Capoeira Angola. A diferença do Aú (acima) é o fatode se dobrarem os joelhos na execução do movimento.

Cocorinha:
   A Cocorinha é um método evasivo, a fim de evitar 
pontapés circulares efetuados em curta distância.

Rolê:
   O Rolê trata-se de ummeio de se movimentar na "Roda", tal como a Ginga e o Aú.  Sempre preste atenção no seu oponente!

Chapa de Costas:
   O Chapa de Costas é um movimento de
Capoeira Angola, consiste num pontapé,...
tracking img