Capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“CAPOEIRA É ARTE, SABEDORIA E CULTURA DE UM POVO OPRIMIDO QUE ENCANTA TANTO OS POBRES QUANTO OS RICOS. ’’
(Mestre Pastinha)
RELATÓRIO
Analisando os documentários assistido em sala de aula sobre: Volta ao Mundo, Vidas Modernas e Ilhéus com Magiarelato as principais partes relacionando um pouco com a disciplina Metodologia do Ensino da Capoeira.
VOLTA AO MUNDO...
Não se sabe ao certo sobre o surgimento da capoeira se foi na África ou no Brasil. Ficando ai uma incógnita de como tudo começou. Talvez os documentos que Rui Barbosa incinerou pudessem nos ajudar sobre os dados em relação à capoeira.
E qual o significado decapoeira?
Capoeiras eram áreas verdes semidesmatadas onde os escravos treinavam seus golpes, por isso é provável que venha daí o nome capoeira. E ela seria definida como dança ou luta? Por seus golpes serem quase sempre acrobáticos tinha o aspecto de dança contribuindo assim para enganar os senhores de engenho, que permitiam a prática, como uma forma de divertimento dos escravos. E esta dançarepresentada com a ginga servia para disfarçar a luta dando-lhe um caráter inofensivo. Mas enquanto’’ luta’’ seria ela como forma de defesa e ataque
Capoeira, uma arte multifacetária... Jogo,dança, luta, esporte... Manifestação cultural transmite a paz, alegria, saúde, esperança.
Capoeira primitiva, assim era chamada por seus movimentos serem parecidos com os dos animais.
Acapoeira permite o jogar dos mais fracos com os mais fortes, o jogar entre homens e mulheres.


Um pouco da história da capoeira...

Ainda é pesquisado o surgimento da mesma se foi no Brasil ou na África, ficando assim uma incógnita de como tudo começou. Talvez os documentos que Rui Barbosa incinerou pudessem nos ajudar sobre dados em relação à capoeira. Oinício, talvez não seja tão importante, quanto os princípios e fundamentos que ela foi criada. Estes sim são importantes para o nosso entendimento.
A capoeira surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros trazidos da África, a maioria da região de Angola, foram trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar como mão de obra escrava. Por ser inventadapelos negros africanos, podemos dizer que o ‘’berço’’ seja da África (fala-se também dos Quilombos de Palmares),mas a ‘’cama ‘’do Brasil porque foi aqui onde ela se desenvolveu.
Verdadeira capoeira...
Bimba e Pastinha são considerados os maiores nomes da história da capoeira em todo mundo.
Mestre Pastinha, Pai da Capoeira, criou o Centro de Capoeira de Angola. Com sua capoeiraangolana, onde seus movimentos são manhosos, estratégicos, um jogo.
Mestre Bimba, com ele a capoeira começa a ganhar espaço institucional na sociedade. Teve a oportunidade de apresentar uma roda de capoeira para o presidente Getúlio Vargas, onde ai permitiu a abertura da primeira academia de capoeira, que teria um cunho folclórico, perdendo ai suas características de luta de marginal evadiagem. Assim Mestre Bimba fundou a primeira academia de capoeira na Bahia, fazendo com que a mesma ganhasse popularidade e respeito por todos até hoje.



As rodas de capoeira
As rodas de capoeiras são ritmadas pelo toque de instrumentos e pelas palmas dos capoeiristas. Os movimentos executados durante a capoeira são na maioria giratórios, como os movimentos de translação erotação. O berimbau comanda o jogo da capoeira sendo ele o instrumento mais importante. Ele dita o ritmo do jogo, e também servia naquela época para anunciar a chegada de um feitor,ou seja, a hora de transformar a luta em dança.
O berimbau dá o tom e comanda o ritmo para a execução das cantigas: cantos corridos ou ladainhas. O canto encanta a todos, havendo na hora da roda uma mistura de...
tracking img