Capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA CAPOEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA IDADE PRÉ – ESCOLAR

THE IMPORTANCE OF THE CAPOEIRA FOR THE MOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN IN THE PRESCHOOL AGE

*Silvana dos Santos
*Silvio Pinheiro de Souza
** JoaquimMartins Junior



RESUMO:


O presente trabalho traz discussões sobre a educação infantil, destacando as características motoras de crianças em fase pré-escolar, sugerindo a capoeira como uma atividade física completa para esta etapa educacional. É um estudo do tipo quase experimental cujo objetivo é verificar a influencia da capoeira para um maior desempenho do desenvolvimento motor decrianças de 3 a 6 anos, bem como o papel da pré-escola. Vale ressaltar ainda que se encontre neste trabalho as necessidades da criança em idade pré-escolar, partindo ainda da implantação da capoeira em pré-escolas como mecanismo de educação, esclarecendo suas funções, abordando sua origem. O estudo evidenciou que de forma geral a aplicação da capoeira em idade pré-escolar pode contribuir para umamelhora significativa no desenvolvimento motor nesta idade, espera-se ainda que este estudo venha a contribuir ainda que forma modesta para a realização de um trabalho mais especifico para crianças.


Palavras-chave: capoeira, desenvolvimento motor, educação infantil, crianças.




ABSTRACT:


The present work brings quarrels on the infantile education, detaching the motor characteristicsof children in preschool phase, suggesting the capoeira as a complete physical activity for this educational stage. It is a study of the almost experimental type whose objective is to verify influences it of the capoeira for a bigger performance of the motor development of children of 3 the 6 years, as well as the paper of the daily pay-school. Valley to stand out despite if it finds in this workthe necessities of the child in preschool age, breaking still of the implantation of the capoeira in daily pay-schools as education mechanism, clarifying its functions, approaching its origin. The study it evidenced that of general form the application of the capoeira in preschool age can contribute for a significant improvement in the motor development in this age, expects despite this study itcomes to contribute despite it forms modest for the accomplishment of a work more I specify for children.

Word-key: capoeira, motor development, infantile education, children.





* Acadêmicos do curso de Educação Física do Cesumar.
** Professor Doutor da disciplina Introdução a Metodologia Cientifica do Cesumar.

1. INTRODUÇÃO




1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

As crianças na fasepré-escolar tendem a desenvolver-se mais no aspecto motor, já que o convívio com a escola e os professores proporciona um estímulo maior para esse desenvolvimento. De acordo com Haywood e Getchell (2004) o desenvolvimento motor abrange uma ampla esfera de tópicos relacionados ao próprio físico e as capacidades de movimento. Também diz respeito a indivíduos de qualquer idade, do nascimento até amorte. É importante ressaltar que o desenvolvimento motor na criança de três a seis anos é diferente entre si, dependendo do grau de maturidade de cada criança. Para Teeple (1978), maturação física é o avanço qualitativo na constituição biológica e pode referir-se à célula, ao órgão ou avanço do sistema em composição bioquímica, em vez de somente ao tamanho. É na fase pré-escolar que a criança de trêsa seis anos irá demonstrar suas aptidões e interesses para determinadas práticas esportivas e recreativas. Segundo Newell (1986) os movimentos surgem da interação do individuo com o ambiente no qual, os movimentos ocorrem e com a tarefa a ser executada. Se qualquer desses três fatores muda, o movimento resultante muda. A criança de três a seis anos possui um crescimento lento, porém seu...
tracking img