Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS

INTRODUÇÃO
 
O presente artigo que tem por título O papel do supervisor escolar e sua ação pedagógica nas séries iniciais; traz respostas a um conjunto de questionamentos acerca da atual situação do supervisor, que ao longo do curso de graduação foram indagadas e ampliadas. Contudo, a questão é bastante polêmica nos diasatuais e não deixa de ser interessante discuti-la, haja vista, que o profissional que exerce a função de supervisor em uma instituição de ensino deve estar apto para tal responsabilidade.
Em linhas gerais, com o desenvolvimento da sociedade a partir do século XX, especificamente em 1924, com a criação da A. B. E. – Associação Brasileira de Educação – os "técnicos em educação" receberam grandesestímulos na área educacional. Partindo desse pressuposto, já nos encontramos no século XXI e várias reformas educacionais ocorreram e assim as dúvidas sobre o papel do supervisor escolar pairam em muitas mentes como um vulcão à beira da erupção. Sabe-se que algumas reformas na educação foram importantes, principalmente com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Lei – 9.394/96 – onde a partirdo Art.61 desta lei relatam acerca da importância da formação desse profissional da educação.
Assim, a busca de aperfeiçoamento no campo profissional foi constante até mesmo para desenvolver e entender melhor sua prática, pois com a formação e qualificação este profissional atenderá melhor ao mercado de trabalho. Dessa forma, o objetivo é identificar o papel do supervisor e a sua ação pedagógicanas séries iniciais; entretanto, a pesquisa metodológica utilizada para alcançar os objetivos almejados neste trabalho tem base bibliográfica.
Portanto, discutir-se-á neste artigo um breve histórico sobre supervisão escolar fazendo uma contextualização desde a colonização até os dias atuais, enfatizando as transformações sociais e políticas que envolvem o supervisor escolar destacando também opapel deste diante de sua prática pedagógica, bem como sua ação no ensino fundamental e a relação entre supervisores e professores das séries iniciais.  
 
1. BREVE HISTÓRICO SOBRE SUPERVISÃO ESCOLAR
 
Retomando ao contexto histórico antes do período colonial, é interessando perceber que as comunidades daquela época já utilizavam pessoal para organizar, fiscalizar e assim, asseguravam a regularidadee funcionalidade da "Sociedade", nota-se então, que haviam pessoas que exerciam a função de supervisor, sendo que essa nomenclatura não era utilizada neste contexto histórico. Segundo Saviani (2007, p. 14):
Esse tipo de sociedade se caracterizou pelo modo coletivo de produção da existência, isto é, os homens se apropriavam coletivamente dos meios de vida fornecidos diretamente pela natureza parasatisfazer suas necessidades existenciais... Portanto, os homens não estavam, ainda, divididos em classes e produziam sua existência em comum, e, assim fazendo se educavam.
Mesmo nas comunidades primitivas onde a educação se dava de forma difusa e indiferente estava presente a função supervisora, ora supervisionado e organizando o trabalho dos membros da comunidade.
Entretanto, com o passar dosanos o mesmo fenômeno que caracterizou a sociedade antiga, persiste na Idade Média, no modo de produção feudal, pois, na antiguidade tinha a classe dos proprietários e a dos não-proprietários de terras, conseqüentemente a educação escolar se destinava aos membros da classe dominante. Assim, a ação supervisora ainda não se põe em destaque, visto que na época antiga e medieval, a estrutura escolarera simples e constituída de um único mestre com seus discípulos, "semelhante ao artesanato em que o artesão, sozinho, realizava o trabalho completo, desde a concepção até o produto final, na escola o determinado mestre também realizava por inteiro o trabalho de formação de seus discípulos". (Saviani, 2007, p. 16).
Então, os anos se passaram e muitas mudanças ocorreram no âmbito educacional....
tracking img