Capoeira no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CAPOEIRA NO BRASIL

Campo Largo
30/10/12

INTRODUÇÃO

A capoeira teve inicio no século XVI, mas , só teve devidos registros por volta do século XIX. Esse estilo de luta une dança juntamente com golpes intensos e foi criada para que os escravos se defendessem dos colonizadores caso fosse preciso. Próximo às senzalas haviam os campos de capoeira (a luta recebeu esse nome pois esses campospossuiam uma vegetação conhecida por esse nome), onde os escravos praticavam essa arte marcial.

HISTÓRIA DA CAPOEIRA
A versão mais aceita é a de que a capoeira foi criada como um mecanismo de defesa para os escravos brasileiros no século XVI, sendo mascarada em forma de dança para que não houvesse suspeitas quanto à prática da luta. A capoeira tem duas correntes, a Angolana ( considerada areal) e a Regional, que foi recriada pelo Mestre Bimba, um importante capoeirista que abriu a primeira escola dessa luta no Brasil.
Séculos mais tarde, devido a sua eficácia, essa técnica de luta foi censurada com rígidas punições para os praticantes.No Sécuno XX a capoeira encontrava-se ainda legalmente interdidada, não se tornando esquecida por muito pouco. Em 1932 é fundada a primeira academiaoficial de capoeira, pelas mãos de um dos maiores impulsionadores dessa arte no Brasil, o Mestre Bimba. Dessa forma, renasceu este fenômeno mundial e , ao mesmo tempo, as duas correntes anteriormente citadas.

ESTILOS DE LUTA
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeiraangola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia( entenda malícia como o desejo de enganar o oponente). O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Jáo terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.


SOBRE O JOGO
A importância da música e as movimentações
A música é parte essencial da Capoeira, sendo mesmo a sua velocidade que marca o ritmo dos movimentos dos capoeiristas. A roda de Capoeira integra uma bateria com váriosinstrumentos tradicionais brasileiros: ainda que a maioria seja de precursão, aquele que assume maior protagonismo é o berimbau. Os membros da roda acompanham a música com cantares típicos, por vezes semelhantes aos cantares de desafio, e todo este conjunto cria o ambiente único que apenas a Capoeira permite.
A prática desse esporte é marcada pelo som do berimbau juntamente com algumas ladainhas, sendoque, cada uma tem um significado específico :
* “Eu vou dizer ao meu senhor que a manteiga derramou/A manteiga não éminha/A manteiga é de ioiô” (ladainha de cotidiano, lembrando dos escravos que trabalhavam na cozinha);
* “Oi sim sim sim/ Oi não não não” (ladainha de roda, cantada para quando a luta está empatada);
*
“Salomé, Salomé/ Eu já vi homem barbado apanhar de mulher” (ladainhade roda, cantada para quando tem algum homem perdendo de uma mulher);
* “Sai sai Catarina/ Saia do mar venha ver Idalina” (ladainha religiosa em homenagem a Iemanjá);
* “Adeus, adeus/ Boa viagem/ Eu vou-me embora/ Boa viagem/ Eu vou com Deus/
E Nossa Senhora”. ( para finalizar )
Logo, a capoeira é muito mais do que uma simples atividade física: ela é um elemento definidor de identidadebrasileira. Ela agrega religiosidade, movimento corporal, música e história, tudo isso em uma única prática.
O jogo em si é o confronto entre os dois praticantes. Esta “luta” não implica, na generalidade, contato físico, mas antes uma demonstração das capacidades. Cada ataque fica-se pela ameaça, sendo que antes de ser concretizado já o adversário terá efectuado uma manobra defensiva que o...
tracking img