Historico da capoeira no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA CAPOEIRA : perseguição, resistência e vitória

A capoeira surgiu como um ato deliberdade dentre os diversos povos africanos como : os grupos Sudanês,Guineo –sudanês e Banto que foram escravizados e “comercializados” no Brasil. Estes escravos foram trazidos brutalmente em naviosnegreiros,em condições desumanas para trabalharem nos engenhos de açúcar do Nordeste. Eles sofriam maus tratos ,agressões e traziam consigo apenas suas tradições culturais e religiosas.
Comoforma de reagir , defesa e tentar a fuga os cativos desenvolveram uma técnica de luta objetivando a defesa contra os agressores, inclusive aos “Capitães do Mato” que vigiavam e recuperavam osescravos fugitivos . Os escravos começaram a praticar a luta no local Capoeirão, mais incorporando a dança, a música e coreografias aos golpes ensinados para disfarçar a luta diante de seus vigilantes.Em 1770, surgem as primeiras referências a capoeira como manifestações de luta dos escravos brasileiros. Em 25 de Abril de 1789,foi feito o primeiro registro policial envolvendo umcapoeirista de nome Adão, que foi detido pela polícia por ser um lutador de capoeira,pois a sociedade na época resistia e se opunha a qualquer aprendizado de luta . Podemos destacar ironicamente o capoeiristaMiguel Nunes Vidigal, comandante da “Guarda Real da Polícia” como um perseguidor dos negros que praticavam esta arte. Outro personagem da história da capoeira foi Antônio de Morais Silva , quecontribui de forma significativa com o desenvolvimento desta arte ao acrescentar em sua obra “Dicionário da Língua Portuguesa” o termo “ Capoeira”.
A partir de 1821 intensificou-se aperseguição aos negros capoeiristas. Em 29 de novembro desse mesmo ano foi enviada uma carta da Comissão Militar do Rio de Janeiro ao ministro da Guerra Carlos Frederico de Pala sugerindo a aplicação...
tracking img