Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O capital de giro dentro das empresas é um dos alicerces que as sustentam, pois é dele que originam-se todo o ciclo operacional, ou seja, a necessidade de comprar mercadorias e materiais, estocar, vender e receber o dinheiro das vendas. O administrador dedica boa parte de seu tempo no controle destas atividades conforme Giraldi (2008, p. 024).
[…] capital de giro representagrande parte do total de ativos da empresa e, portanto, exige um esforço maior do administrador do que aquele requerido pelo capital fixo. Porém, enquanto os ativos fixos geram produtos, cujas vendas propiciam a recuperação dos custos e despesas e o surgimento dos lucros, os ativos circulantes constituem aplicações de recursos de baixa rentabilidade, mas necessárias a sustentação das atividadesoperacionais da empresa, o que evidencia a importância de sua gestão de maneira coerente e ajustada ao negócio.
O planejamento financeiros mais adequado propicia o posicionamento da empresa exatamente no contesto do mercado globalizado com forte concorrência e das novas tendências de mercado cada vez mais acirradas tornando-se fator chave na tomada de decisões atenuar e entender os riscos, fazendo comque o retorno dos seus investimentos, sejam maximizados. Também é um facilitador de grande parte das questões voltadas ao aproveitamento das oportunidades, na assertiva de um endividamento fins investimento e no tocante ao montante de dividendos. Exige do administrador, a cada dia que passa, um maior conhecimento das influências externas e internas que sua empresa se depara, para que desta forma,possa fazer seus levantamentos, estudos e planejamento com a máxima precisão possível junto aos cenários que se deslumbram em um futuro próximo, posicionando diferenciadamente sua empresa no exato momento do enfrentamento das crises sobressaindo fortalecido economicamente, podendo desta forma alcançar seus objetivos, que é a obtenção de lucro e a conquista e manutenção cada vez maior da fatia demercado.

O planejamento financeiro como já salientado é de suma importância, mas as empresas brasileiras incorrem em problemas quando se trata de planejamento assertivo pois culturalmente são gerenciadas de forma instintivas tendo em vista o ocorrido no passado com uma economia inflacionária muito forme o que em muitas vezes inviabilizava um planejamento mais preciso, a forte evolução eimplementação de tecnologias e sistemas de informações dentro das empresas ocasionou um descrédito entre os administradores da maioria das empresas atuais e por isso enfrentam dificuldades em adaptar-se ao mercado atual e na confecção de planejamentos satisfatórios, que lhe traga informações concretas o que lhes proporcionaria uma melhor tomada de decisões e um retorno a altura de seus anseios. Ribeiro(1996, página 04)

[…] as empresas brasileiras, em sua grande maioria, não estariam preparadas para reagir rapidamente frente às mutações políticas, sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem constantemente. Este fato se deve, basicamente, a diversos fatores, como por exemplo, a instabilidade da demanda interna, o baixo poder aquisitivo da população, a aversão ao risco por parte dosproprietários das empresas, e a um fato um pouco mais distante, os planos econômicos. Ao mesmo tempo, grandes produtores internacionais estão despontando no mercado, extrapolando as barreiras internas de seus nichos, na busca de novos clientes, novas oportunidades, oferecendo produtos de alta qualidade a preços baixos […]

O capital de giro baseia-se em sua totalidade no fluxo de caixa das empresas e quandonegligenciado aumenta os índices de mortalidade precoce das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, pois elas na sua grande maioria se preocupam em conhecer profundamente a função técnica fim da empresa e esquecem da função administrativa negligenciando muitas vezes, pois colocam funcionários que desconhecem tais funções por presumir não ter grande importância para a vida da...
tracking img