Silvia lane

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao realizar uma revisão de diferentes teorias sobre grupo, Lane (1984b) encontrou em seus estudos duas grandes posições. A posição tradicional defendia que a função do grupo seria apenas a de definirpapéis e, por conseqüência, implicaria garantir a produtividade dos indivíduos e grupos através da manutenção e harmonia das relações sociais. Outra posição, por sua vez, enfatiza o caráter demediação do grupo, afetando a relação entre os indivíduos e a sociedade. Nesta posição prevalece a preocupação com o processo pelo qual o grupo se produz, considerando as determinações sociais presentes nasrelações grupais. A partir dessa constatação e se apropriando dos avanços que algumas teorias traziam para a compreensão da experiência grupal enquanto processo, Lane propõe algumas premissas para seconhecer o grupo:
1) o significado da existência e da ação grupal só pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica [ itálicos nossos] que considere a sua inserção na sociedade, com suasdeterminações econômicas, institucionais e ideológicas [ itálicos nossos] ; 2) o próprio grupo só poderá ser conhecido enquanto um processo histórico [ itálicos nossos] , e neste sentido talvez fosse maiscorreto falarmos em processo grupal [ itálicos nossos] , em vez de grupo. (Lane, 1984b, p. 81).

Ao falar em processo grupal e não em grupo ou dinâmica de grupo Lane (1981b, 1984b) se posiciona,trazendo para o centro da discussão o caráter histórico e dialético do grupo. Não se trata apenas de diferença na denominação, mas uma diferença profunda no fenômeno estudado. A partir dessaperspectiva, estamos afirmando o fato de o próprio grupo ser uma experiência histórica, que se constrói num determinado espaço e tempo, fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano e, ao mesmo tempo, quetraz para a experiência presente vários aspectos gerais da sociedade, expressas nas contradições que emergem no grupo, articulando aspectos pessoais, características grupais, vivência subjetiva e...
tracking img