Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA


Processos Gerenciais - 4

Capital de Giro: Sua importância

Osasco
2012
Universidade Anhanguera



Capital de Giro: Sua importância

Trabalho apresentado ao professor Alexandre Moreira, professor da disciplina Gestão de Capital de Giro, como requisito parcial áobtenção do grau Tecnólogo em Processos Gerenciais
.
Osasco
2012
RESUMO

Este trabalho é referente às fontes de capital de giro de uma empresa e sua importância para a sustentabilidade da mesma. Por se tratar de somente uma pesquisa de conteúdo para complementar nossa avaliação, não gera uma conclusão, pois no fim a conclusão será a mesmados referidos autores. Na expectativa de atingir meu objetivo, fiz uma pesquisa e dela retirei as informações contidas neste documento.

O Capital de Giro (CDG) é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios da empresa.
Alguns pontos importantes da administração eficiente do capital de giro é seu impactono fluxo de caixa da empresa. O volume de capital de giro utilizado por uma empresa depende de seu volume de venda, política de crédito e do nível de estoque mantido.
O CDG necessita de recursos para seu financiamento, ou seja, quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja com recursos próprios, seja com recursos de terceiros.
As dificuldades relativas ao CDG numaempresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:
* Redução de vendas
* Crescimento da inadimplência
* Aumento das despesas financeiras
* Aumento de custos
* Desperdícios de natureza operacional
O CDG também é um conceito econômico-financeiro e não uma definição legal, constituindo uma fonte de fundos permanente utilizada para financiar a ‘Necessidade deCapital de Giro’.

A Necessidade de Capital de Giro (NCG) tem uma grande importância pelo fato de fornecer informações das atividades operacionais, decisões tomadas pela alta gerencia e a forma de financiamento das aplicações de recursos.
O NCG esta diretamente ligado ao ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, aredução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira. Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas.
O correto dimensionamento da necessidade de capital de giro é um dos maiores desafios doadministrador financeiro. Elevado volume de capital de giro irá desviar recursos financeiros que poderiam ser aplicados nos ativos permanentes da empresa. Todavia, capital de giro muito reduzido restringirá a capacidade de operação e de vendas da empresa. A necessidade de capital de giro pode ser estimada de dois modos:
* com base no ciclo financeiro ou
* com utilização dos demonstrativos contábeis(balanço patrimonial)

Como exemplo, um mercado consumidor absorve, mensalmente, o valor de $ 200mil em um um produto X. Uma empresa “XPTO” compra este produto mensalmente ao preço de custo de $ 100mil e as revende por $ 200mil. Com o lucro de $ 100mil a empresa readquire novas peças pelo mesmo preço de custo e as revende pelo mesmo preço de revenda. Caso este seja um mundo ideal sem variações,o capital da XPTO será de $100mil.

Dando um Exemplo de Fluxo:

Capital de Giro
Prof. Euries B. Lima *
Conceito de Capital de Giro
Para seu funcionamento, as empresas utilizam recursos materiais de renovação lenta (imóveis, instalações, máquinas, equipamentos), denominados capital fixo ou permanente, e recursos de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques) que formam seu capital...
tracking img