Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração financeira do capital de giro nas empresas
e a análise de riscos no planejamento

RESUMO

A administração do capital de giro está cada vez mais sendo reconhecida como uma importante área para o equilíbrio financeiro das empresas, sendo componente imprescindível para o sucesso dos negócios. A maioria dos problemas na gestão das empresas está relacionada com a administração docapital de giro, pois, nem sempre o administrador está capacitado para compreender os problemas em toda sua extensão e por consequência disto não encontrará a melhor solução. É neste aspecto que este trabalho se apresenta: dando ênfase a análise, ao controle e a administração do capital de giro.

1 – INTRODUÇÃO

A administração do capital de giro é fator decisivo nas finanças das empresas, pois,a saúde financeira de qualquer empresa depende do mesmo e uma administração inadequada desse capital resultará em sérios problemas financeiros, causando posteriormente uma situação irreversível. “O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas (inclusive financeiras) incorridos durante o ciclo operacional eobter o lucro desejado...”

1.1 – O TERMO GIRO: definições e conceitos

De acordo com Assaf Neto e Silva em seu livro Administração do Capital de Giro que é à base deste artigo, “o termo giro refere-se aos recursos correntes (curto prazo) da empresa, geralmente identificados como aqueles capazes de serem convertidos em caixa no prazo máximo de um ano.” Os elementos de giro estão no ativocirculante e no passivo circulante, ou seja, no curto prazo.
O capital de giro ou capital circulante é representado pelo ativo circulante, isto é, pelas aplicações correntes, identificadas comumente pelas disponibilidades, valores a receber e estoques. O capital de giro pode ser segmentado em fixo (ou permanente) e variável (ou sazonal). “Num sentido mais amplo, o capital de giro representa osrecursos demandados por uma empresa para financiar suas necessidades operacionais identificadas desde a aquisição de matérias-primas (ou mercadorias) até o recebimento pela venda do produto acabado.” (NETO; SILVA, 2009, p. 15)
O capital de giro permanente refere-se ao volume mínimo de ativo circulante necessário para sustentar a empresa em condições normais de funcionamento. Já o capital de girovariável, é definido pelas necessidades adicionais e temporais de recursos verificadas em determinados períodos e motivadas, principalmente, por compras antecipadas de estoque, por maiores vendas em certos meses do ano etc. Estas operações causam modificações temporais no circulante, e são, por isto, nomeadas de sazonais e variáveis.
A administração do capital de giro diz respeito à administração das: “contas dos elementos de giro, ou seja, dos ativos e passivos correntes (circulantes), e às inter-relações existentes entre eles. Neste conceito, são estudados fundamentalmente o nível adequado de estoques que a empresa deve manter, seus investimentos em créditos a clientes, critérios do gerenciamento de caixa e a estrutura dos passivos correntes, de forma consistente com os objetivosenunciados pela empresa e tendo como base a manutenção de determinado nível de rentabilidade e liquidez.”.

1.2 – CCL

O capital de giro (circulante) líquido – CCL – é obtido pela diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante e significa a folga financeira da empresa. Dentro de um conceito mais rigoroso, o CCL representa o volume de recursos de longo prazo (exigibilidades e patrimôniolíquido) que se encontra financiando os ativos correntes de curto prazo. 

1.3 – IMPORTANTES CARACTERÍSTICAS:

• Sincronização Temporal: os elementos que compõem o ativo circulante não costumam apresentar sincronização temporal equilibrada em seus graus de atividades, ou seja, produção, venda e cobrança. Por exemplo, se todas as vendas fossem realizadas a vista, não haveria necessidade de...
tracking img