Capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA




MEDIDAS DE CAPACITÂNCIA






Relatório de aula prática apresentado para a disciplina Física III para Licenciatura
Prof.: Alessandro Martins da CostaALICE KEIKO OKABAYASHI
CLAUDIA PEREIRA
KAREN CARDOZO
MARIANA FERREIRA











Ribeirão Preto
2012
RESUMO
Os capacitores são dispositivos que armazenam energia elétrica, e podem ser utilizados de diversas formas. Por exemplo, em uma câmera fotográfica, onde o capacitor armazena a energia necessária para produzir o flash. Neste relatório será apresentada uma análisesobre o capacitor de placas planas paralelas, que é constituído por 2 placas condutoras com um material dielétrico entre elas. Iremos medir a capacitância em função da área, em função da distância entre as placas e para diversos materiais dielétricos. Utilizaremos um capacímetro, um peso para aumentar a superfície de contato para medição, materiais dielétricos, régua, micrômetro e paquímetro. Serádemonstrado que a capacitância aumenta com a área e também com a distância entre as placas, e também analisaremos as constantes dielétricas experimentais comparadas às teóricas. Neste último experimento, foi observada uma grande variação nos valores obtidos, principalmente para espessuras menores de material dielétrico.
























INTRODUÇÃO


Capacitoré um componente eletrônico muito utilizado em circuitos elétricos que é constituído por duas placas condutoras chamadas de armaduras, entre as quais existe um material isolante denominado dielétrico. Existem capacitores esféricos, cilíndricos, planos, e vários outros tipos de capacitores, no entanto eles desempenham a mesma função, que é a de carregar e descarregar cargas elétricas.
Ocapacitor possui um material isolante chamado dielétrico, presente entre suas placas, na qual quanto maior for o valor da constante dielétrica do material, maior será a capacitância.
Dentro desse contexto, surge o conceito de capacitância, a qual é caracterizada por ser uma grandeza que expressa a quantidade de carga que um capacitor é capaz de armazenar. Tendo como base que a carga q e adiferença de potencial (ddp) são proporcionais em um capacitor, e o valor da capacitância depende da geometria do capacitor e não da carga ou diferença de potencial, tem-se: 
C = q / V 
Onde: 
C – é a capacitância (F); 
V – potencial elétrico ou ddp entre as placas do capacitor (V). 
q – é o módulo da carga elétricade uma das placas do capacitor (C)


Os capacitores são empregados nos mais variados circuitos elétricos e desempenham sempre um papel muito importante, que é o de armazenar cargas elétricas para depois descarregá-las em um determinado momento específico. Eles são utilizados, por exemplo, em circuitos retificadores,circuitos ressonantes e em divisores de freqüências. Em um rádio, a antenacapta as ondas que são emitidas pelas estações transmissoras e cada estação possui uma freqüência determinada. Na antena há um receptor que sintoniza inúmeras estações graças ao circuito ressonante. Esse circuito transforma corrente alternada em corrente contínua e é constituído basicamente por um capacitor variável que fica em paralelo com uma bobina. Para cada valor de capacitância docapacitor, o receptor ajusta o aparelho de rádio ao comprimento de onda que é transmitido pela emissora de rádio, ou seja, ele sintoniza a estação de rádio que corresponde a uma freqüência de onda específica.
No experimento realizado foi utilizado um capacitor com placas planas e paralelas composto por duas placas condutoras paralelas separadas por uma pequena distância(d), onde está posicionado...
tracking img