Capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação dos Capacitores
Capacitores são componentes eletrônicos muito utilizados em circuitos elétricos, sua principal função é de armazenar cargas elétricas para depois descarregá-las em um momento específico. São constituídos por duas placas condutoras que são chamadas de armaduras, entre as quais existe um material isolante que é chamado de dielétrico. São utilizados, por exemplo, emcircuitos retificadores, circuitos ressonantes e em divisores de freqüência.
Os capacitores bloqueiam correntes contínuas e alternadas de baixas freqüências e facilita à passagem de correntes alternadas de alta freqüência, essa função é utilizada, por exemplo, para separar sons agudos de uma música, um capacitor com capacitância e tipo adequado, consegue fazer o bloqueio dessas baixas freqüênciasdeixando passar somente os sons de freqüências mais elevadas, dessa forma ocorre à separação de sons agudos e graves.
Os capacitores podem também ser usados para eliminar ondulações. Se uma linha que conduz corrente contínua possui ondulações e picos, um grande capacitor pode deixar essa corrente uniformizada, absorvendo os picos e preenchendo os vales.
Uma das utilizações mais comuns é combinar oscapacitores com indutores para criar osciladores.

2. Capacitores de papel
Esses capacitores são constituídos por duas folhas finas de alumínio separadas por um material dielétrico na forma de papel revestido com cera. O revestimento com cera se deve para evitar os efeitos da umidade, impedir a corrosão e eliminar fuga apreciável de corrente. O papel geralmente é impregnado com graxa ou resina paramelhorar sua rigidez dielétrica, aumento da margem da temperatura de aplicação do capacitor e a aplicação de altas tensões. Em geral são volumosos e seu valor limitado, a partir de 0,0005µF a aproximadamente 2µF. Não são polarizados e suportam altas tensões. Alguns são embalados em um molde plástico de grande resistência, são bastante fortes e suportam maior variação de temperatura, mais do que osenvolvidos em tubo de papelão, que são a mais simples cobertura utilizada para embalar os capacitores de papel.

Figura 1 - Capacitor de papel

3. Capacitores de Poliéster e Policarbonato
3.1. Capacitores de Poliéster
São capacitores de valores de 2pF a 10 µF. Esses capacitores substituíram os capacitores de papel, sua maior resistência, não sendo um material higroscópico e suportando uma amplamargem de temperatura (-50 ºC a 150 ºC com grande rigidez dielétrica) fizeram este capacitor ter grandes vantagens sobre o capacitor de papel. Não são recomendados para aplicação em dispositivos que operem em freqüências maiores que MHz.

Figura 2 - Capacitor de poliéster

3.2. Capacitores de Policarbonato
Tem as mesmas características do Capacitor de Poliéster, porém mudam seus valores típicos(1nF e 10µF, e valores de tensão que variam entre 60 a 120V.

Figura 3 - Capacitor de Policarbonato

4. Capacitores Poliméricos
Os capacitores Poliméricos são fabricados com duas fitas finas de plástico metalizadas em uma das faces, porém é deixado um trecho descoberto ao longo de um dos bordos, em uma das tiras o inferior e na outra o superior. Essas tiras são enroladas uma sobre a outra, e nasbases do cilindro são fixados os terminais, deixando em contato apenas com as partes metalizadas das tiras. Todo este conjunto é revestido por um material isolante. São empregados em baixa e média freqüência, como capacitores de filtro, e algumas vezes em alta freqüência. Pode ser usado em circuitos que atinjam capacitâncias altas, pois ele pode alcançar 1000 V, entretanto se ocorrer uma perfuração nodielétrico por um excesso de tensão, o metal irá evaporar na área ao lado da área perfurada sem que produza um curto-circuito, evitando assim a destruição do componente.

Figura 4 - Capacitor polimérico
5. Capacitor de Poliestireno e Polipropileno
São capacitores que usam o plástico como dielétrico.
5.1. Capacitor de Poliestireno
O poliestireno apresenta a constante dielétrica mais baixa...
tracking img