Caminhos da administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMINHOS DA ADMINISTRAÇÃO
I Aprender a desaprender: Esse capítulo nos conta uma história sobre três alunos (Gilberto, Jane e Ricardo), que tomam a iniçiativa de fazer um grupo de estudos extracurricular, buscando ajuda em um professor da faculdade, Fábio, que aceita um desafio proposto pelos próprios alunos de lhes ensinar a mais sobre Administração.
Buscando ter um maior rendimento, Fábio eseus alunos combinam encontros regulares para debaterem sobre suas pesquisas e pontos de vista, e é onde começaram a entrar e compreender melhor esse mundo fantástico que é a Administração. Porém para isso, Fábio, faz um contra-desafio. O primeiro deles, Aprender a desaprender. Aprender a olhar as coisas de forma diferente, não considerando apenas o que os outros pensam como verdades absolutas, esim construir as próprias verdades, porém abertos às mudanças.
II Ciência, técnica ou arte: Em uma mesa de bar, Fabio e seu irmão mais novo Ronaldo, conversam e entram em uma profunda discussão sobre Administração, buscando entender algumas definições e suas classificações. No entanto, Ronaldo alerta Fabio sobre uma dúvida que existe em relação à Administração: Afinal, ela se trata de umaciência, de uma técnica ou de uma arte? Fábio muito consciente e sábio tenta introduzir ao irmão explicando uma teoria de cada vez. Começando pela ciência. A ciência se propõe a explicar e compreender a realidade por hipóteses e teorias, ou seja, explicar algo já existente. Já a técnica é a operação ou manipulação da realidade. Ela transforma a realidade por meio de normas e procedimentos, de acordo coma necessidade. Sendo assim, um complemento à Ciência. E por fim, à Arte. A Arte não explica nem procura transformar nada, ela apenas procura captar uma realidade.
Levando em consideração suas atuações, a Administração passou, e passa por Enfoques de evolução desde os tempos antigos, até os dias atuais.

III Planejando a caminhada: Buscando esclarecer e por fim fazer-se entender, os alunosfocam seus olhares para a História da Administração. Para que possam compreender o Prof. Fabio lhes da palpites e direções a serem seguidas pra trilhar um bom caminho. Entre o caminho do conhecimento, um desafio à parte. Jane passa a ser,um pouco de cada vez, o foco do colegas, Gilberto e Ricardo, para ver quem tem sua preferência. Porém todos têm de se dedicar para que as dúvidas sejamesclarecidas, entre elas “o que” estudar. Contudo precisam de mais tempo e mais encontros. Começa a caminhada rumo ao conhecimento aprofundado.

IV Um modelo de administração: Gilberto que era filho de um empresário do ramo de metalúrgica, nos apresenta um modelo de gestão muito comum nas empresas. Filho de um diretor ditador, Gilberto herdou de seu pai o jeito e adotou seu modelo de administração.
Aindanão eram oito horas da manha e Gilberto chegou ao escritório. Apesar do temperamento extrovertido, mantém no trabalho uma formalidade que não lhe é peculiar quando está fora da empresa. Detém e faz questão de deixar claro, como seu pai, que a última decisão sempre será a sua não aceitando intervenções de seus subordinados.
Acostumado a dar as cartas, não conseguia dormir pensando na atitude e nomodo de agir de Jane. Sempre teve as garotas pelas quais se interessou, e a indiferença lhe fazia mal. Ele aceitou participar do trabalho como uma estratégia para aproximar-se e ficar mais tempo ao seu lado. Agora percebeu que ela está interessada apenas nos estudos.
Quando se deu conta de que estava lá por mais de uma hora, apenas pensando, levantou-se e saiu. Passando pela secretária avisou queestaria na fabrica.
Seguiu pelos corredores sem dar atenção á ninguém. Circulou pela fabrica parando aqui e ali, conversando com alguns supervisores. Nessas ocasiões, o clima entre os trabalhadores é de tensão e expectativa. Retornou ao corredor central e rumou para seu escritório.
Quando seu pai chegou, solicitou a presença de Gilberto em sua sala.O pai de Gilberto é um senhor de olhar...
tracking img