Camara de neubauer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando se trabalha com bactérias que formam endósporos ou fungos, muitas vezes, deseja-se determinar o número de esporos/ml da suspensão preparada. Uma das formas mais comuns de se obter estaestimativa é através do uso da câmara de Neubauer, também conhecida como hemacitômetro.

A câmara de Neubauer consiste de uma lâmina de microscopia, bem mais alta do que uma lâmina normal, commarcações em quadrantes, de medidas conhecidas. Observando-se ao microscópio, percebe-se que existem três tipos de quadrantes denominados A, B e C, que juntos formam um quadrado maior.

Pode-se notar queestes quadrantes têm sub-divisões diferentes, fazendo com que o critério para escolha do quadrante onde serão contados os esporos, seja o tamanho dos esporos a serem quantificados. Assim, usualmente,esporos muito pequenos são contados no quadrante C, os de tamanho intermediário no quadrante B, enquanto esporos grandes são contados no quadrante A.
A área total compreendida pelos 9 quadrantesé de 9 mm2 sendo que cada quadrante (A, B e C) são quadrados de 1 x 1 mm. Ao ser colocada a lamínula (especial para ser usada na câmara de Neubauer) a distância da lamínula até a lâmina(profundidade) mede 0,1 mm, o que permite se obter um volume de 0,1 mm3 em cada quadrante.
A suspensão de esporos deve ser preparada utilizando-se 1 gota de Tween 80 (espalhante) para cada 100 ml, o queevita a agregação dos esporos em grupos, que dificulta e compromete a confiabilidade da contagem.
Com uma pipeta Pasteur, coleta-se uma pequena alíquota da suspensão preparada, sob agitaçãoconstante, e deposita-se em um dos canais laterais ao campo central, a amostra, até que todos os canais interligados estejam completos. Aguarda-se 1 minuto para que haja a sedimentação dos esporos eprocede-se a contagem ao microscópio.

Clique aqui e obtenha um esquema prático de como utilizar a Câmara de Neubauer
Como proceder a contagem:
No quadrante A - contar o número de esporos...
tracking img