Cenas agressivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Coligativas das Soluções
Dependem apenas do número de partículas do soluto em solução (moléculas, iões) e não da natureza do soluto. 1. Pressão Osmótica 2. Abaixamento Crioscópico 3. Elevação Ebulioscópica 4. Pressão de Vapor Solução A com a concentração C1
Membrana semi-permeável

Solução B com a concentração C2 Se C1 = C2 – apresentam a mesma pressão osmótica : IsosmóticasIsosmóticas; Se C1 > C2 – a solução A é Hiperosmótica em relação à solução B; Se C1 < C2 – a solução A é Hiposmótica em relação à solução B. Osmose: Osmose: difusão espontânea do solvente a partir de uma solução mais diluída, até uma solução mais concentrada, através de uma membrana semi-permeável.

Osmótica: Pressão Osmótica pressão que deve ser aplicada numa solução mais concentrada para evitar apassagem de solvente (puro) até uma solução mais diluída, estando separadas por uma membrana semipermeável. A PO é proporcional ao número total de partículas em solução e exprime-se em Osm ou mOsmol /Kg ou /L.

P = m .i . R . T
P: pressão osmótica m: molalidade (nº de moles soluto/kg solvente) R: constante dos gases perfeitos (0,082 L.atm.K-1.mol-1) T: temperatura absoluta (ºK)

ISOTONIATonicidade: propriedade das formas farmacêuticas que tem influência directa na capacidade destas preparações provocarem irritação e dor. Colírios – isotónicos com o líquido lacrimal; Soluções Nasais – tonicidade que não interfira com a motilidade dos cílios; Preparações parentéricas: a necessidade de isotonizar as preparações parentéricas depende da via de administração, do volume de líquidoinjectado e da velocidade de administração. Administração pelas vias IV e intra-raquídica ser isotónicas. Administração pela via IM ligeiramente hipertónicas. as preparações devem

as preparações devem ser isotónicas ou a isotonia das preparações é

Administração por via subcutânea desejável mas não essencial.

As soluções são isosmóticas com o soro sanguíneo e o liquido lacrimal se apresentaremuma concentração osmótica compreendida entre 280 a 310 mOsmoles/Kg. Exemplo de soluções isosmóticas: NaCl 0,9% (m/v), glucose 5% (m/v) Uma solução isotónica apresenta o mesmo “tono” ou pressão osmótica que os fluidos corporais através das membranas biológicas, evitando o fluxo de água em qualquer sentido. Estas soluções não são irritantes quando administradas por via parenteral ou quando postas emcontacto com membranas mucosas sensíveis por ex. do olho e do nariz. Uma solução é isotónica quando em contacto com as células não provoca fenómenos de perda ou ganho de solvente. solvente.

10 mmol /dm3 glicogénio 10 mmol/dm3 Proteínas

10 mmol /dm3 glicogénio 10 mmol/dm3 ureia

Isosmóticas e Isotónicas

Inicialmente: isosmóticas No equilíbrio hipotónica

10 mmol/dm3 ureia 10 mmol/dm3Proteínas

10 mmol/dm3 glicogénio + 10 mmol/dm3 ureia 10 mmol/dm3 Proteínas

Inicialmente: isosmóticas No equilíbrio hipertónica

Inicialmente: Inicialmente: nem isosmóticas nem isosmótica No equilíbrio isosmótica e isotónica

Uma solução isosmótica só é isotónica com o plasma sanguíneo quando as células sanguíneas são impermeáveis aos solutos e pemeáveis aos solventes. No caso dasolução de ácido bórico a 2%: -Isosmótica e isotónica com o olho -Isosmótica e hipotónica com o sangue Isto acontece porque a membrana dos glóbulos vermelhos é permeável ao ácido bórico. Foi relatado na literatura 10 casos de administração de uma solução de albumina humana a 25%, previamente diluída com água em vez de solução isotónica de cloreto de sódio. Os efeitos desta administração foram a hemólise,efeitos adversos e morte em um dos casos. É muito perigosa a administração de preparações hipotónicas por via parenteral (principalmente por via IV). É possível a administração de soluções hipertónicas por via endovenosa: administração lenta e numa veia de circulação rápida (ex. subclávia).

Abaixamento crioscópico
O ponto de congelação de um líquido puro é a temperatura na qual as fases...
tracking img