Calorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC




CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA








BIANCA RAUPP PEREIRA


BRUNA DE LUCA TISCOSKI


FELIPE CESCONETO


FILIPE DA SILVA FERNANDES


MARIELE MARTINS BERNARDES






CALORIMETRIA















































CRICIÚMA, AGOSTO DE 2008
BIANCARAUPP PEREIRA


BRUNA DE LUCA TISCOSKI


FELIPE CESCONETO


FILIPE DA SILVA FERNANDES


MARIELE MARTINS BERNARDES


















CALORIMETRIA








Trabalho solicitado pela disciplina de Química Experimental II.



Orientador(a): Gilson Bez Fontana Menegali.CRICIÚMA, AGOSTO DE 2008
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
3 METODOLOGIA 6
3.1 Determinação da capacidade térmica 6
3.2 Determinação do calor de neutralização 7
3.3 Determinação do calor de dissolução 8
4 DADOS E DISCUSSÕES 9
4.1 Determinação da capacidade térmica 9
4.2 Determinação do calor de neutralização 9
4.3 Determinação do calor de dissolução 105 CONCLUSÃO 11
6 BIBLIOGRAFIA 12


1 INTRODUÇÃO



Teve-se como objetivo verificar as trocas de energia entre corpos, que se dão na forma de calor. Assim, foram realizados três experimentos, onde se analisou as transferências de energia térmica que ocorriam de um sistema para outro, ou seja, dois corpos apresentando temperaturas diferentes, ao entrarem em contato, irão adquirirmesma temperatura, entrando em equilíbrio térmico.
Então, através de pesquisas e das experiências realizadas, procurou-se entender um pouco mais sobre esta parte da física que envolve calor e energia, a calorimetria.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Calorimetria


Calorimetria é uma parte da física, onde são estudadas as trocas de energia entre corpos ou sistemas, quandoessas ocorrem na forma de calor. “Calorimetria é a parte da Termologia, que tem por objetivo a medida das quantidades de calor que os corpos trocam” (CHEMELLO; LUZZATTO, [198-?], p. 85).
Um calorímetro, é um instrumento usado, onde são medidas as quantidades de calor que são absorvidas ou cedidas por uma substância através das trocas físicas e químicas.
Com ocalorímetro mede-se, por exemplo, a troca de temperatura de uma substância de capacidade calorífica conhecida. Por comparação com a água ou diretamente, por meio de novos sistemas eletrônicos, pode-se determinar os calores específicos de substâncias sólidas, líquidas ou gasosas [...]. (CALORÍMETRO, 2003).
Calor é uma transferência de energia térmica que se dá de um sistema para outro, assim, umcorpo não possui calor, ele apenas recebe calor.
“Num sistema, termicamente isolado de corpos, a soma das quantidades de calor cedidas por uns é igual à soma das quantidades de calor recebidas pelos outros.” (CHEMELLO; LUZZATTO, [198-?], p. 85).
Quando um corpo recebe certa quantidade de calor, ocorre uma variação térmica, esta grandeza física é denominada capacidade térmica.Esta capacidade térmica caracteriza um corpo, e não a substância que o constitui. Dois corpos diferentes e de massas diferentes podem possuir a mesma capacidade térmica, porém corpos de massas diferentes e mesma substância possuem capacidades térmicas diferentes.
Na reação de duas substâncias, sendo uma delas ácido e outra base, haverá uma variação de energia, onde a temperatura poderá seelevar ou diminuir. Essa variação é a variação do calor de neutralização.
Havendo a dissolução de um soluto em certa quantidade de solvente, sendo que o primeiro é diluído, ocorre uma transferência de energia, em forma de calor, onde essa energia pode ser liberada ou absorvida.
3 METODOLOGIA



Foram realizados três experimentos relacionados à calorimetria. No primeiro,...
tracking img