Agenciamento turistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


CAPÍTULO I – AGENCIAMENTO TURÍSTICO
1.1 – EVOLUÇÂO HISTÓRICA
1.2 – AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO (OPERADORA)
1.3 – AGÊNCIA DE VIAGENSCAPÍTULO II – TURISMO RECEPTIVO
2.1 – AGENTE/OPERADORAS DE TURISMO RECEPTIVO
CAPÍTULO III – MEIOS DE TRANSPORTES
3.1 – TRANSPORTETERRESTRE – RODOVIÁRIO/FERROVIÁRIO
3.2 – TRANSPORTE MARÍTIMO
3.3 – TRANSPORTE AÉREO
CAPÍTULO IV – PACOTE TURÍSTICO
4.1 – PLANEJAMENTO DOS PACOTES
4.2 – CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES
4.3– PROJEÇÃO FINANCEIRA/RECEITA
4.4 – PACOTE TURÍSTICO – 1ª PROPOSTA
4.5 – PACOTE TURÍSTICO – 2ª PROPOSTA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊCIAS


CAPÍTULO I – AGENCIAMENTO TURÍSTICO


Segundodefinição de Petrocchi e Bona (2003, p.11), as agências de turismo são organizações que têm a finalidade de comercializar produtos turísticos. Elas orientam as pessoas que desejam viajar, estudam as melhores condições tanto em nível operacional quanto financeiro, e assessoram os clientes acerca da definição dos itinerários. São empresas formadas com o objetivo de realizar negócios no amplo setorsocial e econômico que é o turismo, constituído em seu aspecto central, pelo deslocamento de pessoas, seu alojamento e alimentação nos locais pelos quais viajam. As agências e os agentes de viagem e de turismo são a parte principal do turismo: sua cara, sua alma, sua espinha dorsal, respondendo não só pelo estímulo, mas igualmente pela organização desse amplo movimento hoje global, de mododefinitivo.
Ainda de acordo com os autores, o mercado do turismo, em tempos de globalização e de tecnologia da informação, é caracterizado por uma grande quantidade de informações e mensagens publicitárias. O cidadão comum, assediado por numerosas e diversificadas ofertas em termos de destinos, hospedagens, meios de transporte, pacotes etc., teria uma natural dificuldade para selecionar e analisartantas opções. Além disso, ainda há os procedimentos de viagem: obtenção de vistos, guias, análise das ofertas de atrativos naturais e artificiais, horários e conexões de vôos, entre outros. A agência de turismo desempenha, então, uma função de assessoria ao público, pois pesquisa, filtra e classifica as informações, cumprindo papéis de facilitadora para a população em geral e de intermediária entreempresas turísticas e consumidores.
No Brasil, as agências de turismo são classificadas, de acordo com a legislação, em agências de viagens e agências de viagens e turismo. Os serviços do turismo podem ser vendidos diretamente ao público consumidor, ou indiretamente, através do mercado intermediário. As agências de turismo integram esse mercado intermediário e constituem um canal de distribuiçãodos produtos turísticos para o mercado final. As agências de viagens e turismo, também conhecidas como operadoras, realizam uma espécie de comércio atacadista, e as agências de viagens, comércio varejista. Passagens de avião, pacotes turísticos, diárias em hotel, passagens de trem, aluguel de carros, ingressos para peças de teatro etc. são exemplos de produtos comercializados pelas agências....
tracking img