Sono e repouso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



A necessidade de sono e repouso constitui uma necessidade humana básica. Defini-se sono como um período de repouso para o corpo e a mente durante o qual a volição e a consciência estão em inatividade parcial ou completa, e as funções corporais estão parcialmente suspensas. (DORLAND citado por ROPER; LOGAN; TIERNEY, 1993, 466). Já FRIEDMAN (1995, 1827), define sono como "sendoo desencadear deliberado de uma alteração ou redução do estado consciente, que dura, em média 8 horas tendo início sensivelmente à mesma hora, em cada período de 24 horas, e resultando, geralmente, em sensação de energia física, psíquica e intelectual restabelecida".

Pode-se definir repouso como um estado de bem-estar físico e mental, isento de sentimentos de ansiedade ou medo. O corpoe a mente precisam repousar, para dar tempo de restaurar as forças, ficar livre do stress físicos e mentais. Se uma pessoa não repousa, o corpo e a mente não funcionam adequadamente.

O sono é uma das coisas que podemos fazer para obter a sensação de repouso. Sono é a regeneração dos processos do organismo. A impossibilidade de dormir e de sentir-se repousado é uma queixa muito comumdurante a hospitalização. Pois além de estar em um ambiente novo e desconhecido, não tem independência e pode apresentar sentimentos de perda de autocontrole. Um aspecto importante das funções do enfermeiro consiste em identificar as necessidades do repouso do paciente e proporciona-lhe medidas destinadas a facilitar o sono e o repouso.




2 DESENVOLVIMENTO






2.2 ESTÁGIOS DOSCICLOS DO SONO

Instrumentos como eletroencefalograma (EEG), que mede a atividade elétrica no córtex cerebral, o eletromiograma (EMG), que mede o tônus muscular, e o eletroculograma (EOG) além de auxiliarem na polissonografia ,medem os movimentos oculares proporcionam informações a respeito de alguns aspectos estruturais do sono.

Os sinais elétricos do EEG, EMG e EOG mostramque diferentes atividades das ondas cerebrais, dos músculos e dos olhos estão associadas a diferentes estágios do sono. O sono normal envolve duas fases: Movimento Ocular Não- Rápido (NREM) e movimento Ocular Rápido (REM).


Estágios do Sono Não-REM:


✓ Estágio 1: É um estágio de transição entre a vigília e o sono, também chamado de estado do meio-sono. Este estágio pode durarde 10 segundos a 10 minutos. Nesse estágio a respiração fica mais profunda, os músculos começam a relaxar e entramos num leve, porém tranqüilo. É nesse estágio que muitas vezes temos a sensação de queda ou de estar voando quando adormecemos.

✓ Estágio 2: Este estágio é o começo do sono de verdade. Pode durar de 10 a 20 minutos. Neste estágio ficamos alheios aos acontecimentos sonoros evisuais do ambiente e esse estágio representa praticamente a metade (50%) de todo o nosso sono.

✓ Estágios 3 e 4:Estes estágios produzem ondas lentas. Esse estágio também é chamado de sono delta e é onde o THS hormônio do crescimento é liberado e a recuperação muscular acontece.


Após 20 a 40 minutos no estágio 4, o organismo retorna aos estágios 2 e 3, porém em seguida entrana fase REM.


✓ Sono REM: Este estágio é o mais profundo. Apesar de ocupar apenas 20% do total de horas dormidas, é tão importante que todo o resto do sono foi batizado de Não-REM. Neste estágio acontece o aumento do fluxo sanguíneo, freqüência cardíaca, respiração, temperatura e pressão sanguínea e os olhos se movem rapidamente. Neste estágio acontece o sonho e nosso cérebro fica maisativo, porém nosso corpo permanece imóvel, pois o córtex cerebral bloqueia as atividades motoras.


O primeiro período REM ocorre de 70 a 110 minutos após o início do sono e tem normalmente 5 a 15 minutos de duração. Já os quatro a seis estágios REM por que passamos numa noite vão aumentando sua duração progressivamente, enquanto os estágios 3 e 4 ficam menores.


O padrão...
tracking img