Calorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Calorimetria

É a ciência que estuda o calor, energia transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura, com a finalidade de atingir o equilíbrio térmico. Essadefinição de calor e usada somente para indicar a energia que está sendo transferida, e não e energia que o corpo possui.

Unidade de medida da quantidade de calor no sistema internacional de medidas(SI) é (J).

Propriedades Envolvidas nas trocas de Calor (Princípios da
Calorimetria)

• Princípios de transformações inversas:
Quando a quantidade de calor que o corpo recebe é igual à que ocorpo cede ao voltar, pelo mesmo processo.
• Princípio do Equilíbrio Térmico:
Quando varios corpos com temperaturas diferentes trocam calor entre si. Uns perdem e outros recebem, de forma que emum determinado momento, todos ficam com a mesma temperatura.
• Princípio da Igualdade das Trocas de Calor:
Quando varios corpos trocam calor entre si, de maneira que a soma da quantidade decalor cedido é igual a soma da quantidade de calor recebido.

Calor Sensível

Quando um objeto é aquecido, a sua temperatura aumenta à medida que o calor lhe é adicionado. Este aumento de calor édesignado de calor sensível. Do mesmo modo, quando se retira calor a um objeto e a sua temperatura desce, o calor retirado também é designado por calor sensível. O calor que provoca uma mudançade temperatura num objeto é designado por calor sensível.

Calor Latente

Todas as substâncias puras da Natureza conseguem alterar o seu estado. Os sólidos podem tornar-se líquidos (como o gelo se tornaágua) e os líquidos podem transformar-se em gases (como a água se transforma em vapor). Mas estas alterações requerem a adição ou perda de calor. O calor que provoca estas alterações é designado por calorlatente, ele não afeta a temperatura duma substância - por exemplo, a água permanece a 100°C enquanto ferve. O calor adicionado para manter a água a ferver é calor latente, pois causa a alteração...
tracking img