Calculo estequiometrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reagentes em excesso
Um reagente em excesso, expressa a sua quantidade no problema em questão, pois quando um reagente não está em excesso, aparece apenas a quantidade de um e também a quantidadede do outro a ser calculado. Caso o reagente limitante seja a base do cálculo estequiométrico, para podermos efetuá-lo, devemos determinar primeiramente o reagente que está em excesso.
Por exemplo:Na reação:
2H2 + O2 → 2H2O
Se adicionarmos 3g de hidrogênio e 30g de oxigênio obteremos a seguinte massa:
Vejamos a resolução:

Essa reação resulta na sobra de 30g – 24g = 6g de O2 emexcesso sem reagir, isso ocorre, pois, há no recipiente 30g de O2.

Ocorre uma que o reagente limita a quantidade formada de produto, esse limite é promovido pelo reagente que possui menor quantidade.Reagente limitante
Numa reacção química, normalmente, os reagentes não se encontram em proporção estequiométrica, que é a proporção indicada pela equação química, pelo que é necessário identificaro reagente limitante, reagente que se encontra em defeito e que portanto vai limitar a quantidade de produto formado. Quando se consome na totalidade, embora possa haver ainda mais reagentes, não seformam mais produtos de reacção.

Reagentes que contem impurezas .
É comum o uso de reagentes impuros, principalmente em reações industriais, ou porque eles são mais baratos ou porque eles já sãoencontrados na Natureza acompanhados de impurezas (o que ocorre, por exemplo, com os minérios). Consideremos, por exemplo, o caso do calcário, que é um mineral formado principalmente por CaCO3(substância principal), porém acompanhado de várias outras substâncias (impurezas): se em 100 g de calcário encontramos 90 g de CaCO3 e 10 g de impurezas, dizemos que o calcário tem 90% de pureza (porcentagemou teor de pureza) e 10% de impurezas (porcentagem das impurezas).
Para o cálculo estequiométrico é importante a seguinte definição:
Grau de pureza (p) á o quociente entre a massa (m) da...
tracking img