Sistema de pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sistema de pesquisa de mercado

Introdução:

Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análisedas informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa e que instrumento usar.
A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com apesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrarem. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.









Existem quatro tipos de sistemas de pesquisa demercado:

 Pesquisa de mercado qualitativa:
Normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizáveis para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisam também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária autilização de um roteiro aberto.
Os métodos de pesquisa qualitativos são usados primeiramente como um prelúdio à pesquisa quantitativa. Eles são usados para definir um problema, gerar hipóteses, identificar determinantes e desenvolver meios de pesquisa quantitativa. São pouco caros e são rápidos. Por causa do baixo número de respondentes envolvidos, estes métodos de pesquisa exploratórios não podemser usados para generalizar toda uma população, muito embora possa obter resultado preciso quando se trata de um nicho pequeno. Eles são, no entanto, muito úteis para explorar um caso e após podem ser usados em grande escala.
A maioria dos métodos qualitativos usa uma filosofia direta: eles revelam abertamente os fins do estudo e a organização que o financia. As questões são diretas e concisas.Mas também várias técnicas qualitativas usam uma filosofia indireta. O verdadeiro objetivo é mantido em segredo, seja ao afirmar um objetivo falso ou omitindo qualquer referência a ele. Alguns pesquisadores têm as suas reservas éticas quanto a esta filosofia. Os pesquisadores que utilizam esta filosofia consideram que ela fornece respostas mais honestas e corretas. Se este método é usado, todos osrespondentes devem ser esclarecidos no final das entrevistas sobre o verdadeiro objetivo da pesquisa e deve ser explicado o motivo porque houve esta política.
Exemplo: pesquisa eleitoral e o focus groups.

 Pesquisa de mercado quantitativa:
Geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostrapara a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes.
Procedimentos:
• Definição do problema - Quais os vários aspectos do problema? Que informação é necessária
• Conceptualização eoperacionalização - Como exatamente é que definimos os conceitos envolvidos? Como é que os traduzimos em variáveis observáveis e passíveis de serem medidas?
• Especificação das hipóteses - Que tese(s) é que queremos testar?
• Especificação técnica - Que metodologia usar? Especificação das perguntas - Que perguntas fazer? Por que ordem?
• Especificação da escala, internet...
• Codificação e...
tracking img