Edgar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Sócio-Econômico
Departamento de Ciências da Administração
Disciplina: CAD 7218 Administração de Marketing
Professor: Alan Augusto Platt
Acadêmicos:
Edgar dos Santos Pereira
Lucas Marchiri
Karen Vitto
Bruno Aguiar

Sistemas de informação de Marketing (SIM)
1-Introdução

“Um sistema de informações de marketing consiste de pessoas,equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, avaliar, e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing” (KOTLER, 1999, P.111).
Samara (2007) afirma que é a informação realista que dará um “retrato” do que é a empresa, o mercado em que atua e quais as melhores ações para administrar o composto mercadológico.
Para Ogden(2007), a ideia geral subentendida na análise do comportamento do consumidor é descobrir informações que ajudem a descrever e a prever o que os consumidores da empresa farão agora e no futuro.
“Hoje, quando uma empresa fala do valor agregado, é menos provável que esteja se referindo aos atributos exclusivos de um produto; o mais provável é que se refira á troca de informações como parte dastransações de consumo, muitas das quais transpõem as linhas dos produtos tradicionais” (KEEGAN, 2005, p.152).
“O SIM é fundamental na elaboração da estratégia de marketing de uma organização sendo preparada para dar uma integração total dos esforços que focam o cumprimento dos objetivos de marketing. Ela envolve a seleção de um ou mais mercados-alvos e, depois, o desenvolvimento de um composto demarketing (produto, preço, promoção e distribuição) que satisfaça as necessidades e os desejos dos participantes desse(s) mercados(s)-alvo(s)” (FERREL, 2000, p.24).

2 – SIM e subsistemas

De acordo com Kotler (1999), a função do SIM é dar suporte com base nos dados obtidos para auxílio na tomada de decisão do administrador, possuindo quatro componentes distintos: Sistema de Registros Internos,Sistema de Inteligência de Marketing, Sistema de Pesquisa de Marketing e Sistema computadorizado de Apoio á decisão de marketing. Todos eles envolvem a formação do conjunto de dados necessários para o negócio, sendo essas pesquisas realizadas pela própria empresa ou por empresas contratadas para prestar o serviço de maneira especializada. Vale ressaltar que o principal motivo para a adoção detodas essas ferramentas de informação de marketing é a possível descoberta de uma oportunidade de mercado que pode gerar uma grande vantagem competitiva.

2.1 – Registros Internos
Kotler (1999), o Sistema de Registros Internos é o sistema mais básico usado pelos administradores de marketing. São os relatórios sobre pedidos, vendas, preços, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar eassim por diante. Ao analisar essas informações, os administradores de marketing podem detectar oportunidades e problemas importantes. A base deste sistema é o ciclo de pedidos. E, além disso, os administradores de marketing necessitam de relatórios atualizados sobre suas vendas.

2.2– Inteligência de Marketing

Para Kotler (1999), o Sistema de Inteligência de Marketing é um conjunto deprocedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing.
Uma empresa bem dirigida ocupa quatro etapas para melhorar a qualidade e a quantidade de inteligência de marketing: treinamento e motivação da força de vendas para localizar e relatar novos desenvolvimentos; motivação dos distribuidores, varejistas e outrosintermediários para transmitirem informações importantes; a empresa compra informações de fornecedores externos; e criação de um centro de informações de marketing para reunir e distribuir dados de inteligência de marketing.
(Churchil, 2000) descreve que os profissionais de marketing podem captar informações apropriando-se de recursos como publicações empresarias e setorias, serviços de pesquisa,...
tracking img