Cadeia de valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cadeia de Valor

Segundo Porter, quando um consumidor compra um determinado produto numa loja, a um determinado preço, o pagamento que faz, cobre uma série de elementos de natureza diversa, que participaram do processo de fabricação, do transporte da mercadoria, e dos serviços complementares.

Num ambiente competitivo, valor é o montante que os com os compradores estão dispostos a pagarpor aquilo que uma empresa, ou indivíduo, lhes fornece (Porter, 1989).

Novaes cita um exemplo de valor de um produto:

Se uma lata de cerveja tem um custo final , no varejo, de R$0,70, ela pode ser vendida gelada, num estádio de futebol, em pleno jogo e sob o sol forte de 35°, por R$2,00. Isso porque o torcedor, com sede, e sem condições práticas de buscá-la em casa ou no supermercado, sabeavaliar a situação e concorda em atribuir-lhe um valor substancialmente maior.

Ou seja, valor é um conjunto de fatores que leva o consumidor a entender que um produto pode sim ter um preço maior que seu custo final, pois a ele foi agregado diversas situações no processo até chegar as suas mãos, que o torna mais caro. Dessa forma cadeia de valor não é só o valor atribuído ao produto após suachegada à uma loja varejista, mas sim todo o processo de atividades interdependentes, de fabricação e de transporte até sua chegada ao consumidor final.

Segundo Novaes, a meta de uma empresa moderna, competitiva, é de aumentar ao máximo o valor de seus produtos, ao mesmo tempo em que busca minimizar os custos globais na cadeia de suprimento.

Para Novaes, o valor de um determinado produto écomposto pela margem e pelas atividades de valor. As atividades de valor são formadas pelos processos físico-operacionais tecnologicamente distintos que uma empresa lança mão para criar um produto com um certo valor de mercado. Se subtrairmos do valor do produto a soma dos custos referentes às atividades de valor, teremos a margem. A margem é normalmente dividida (não em partes iguais) entre varejista,fabricante, fornecedores, transportadoras, intermediários e todos mais que participam da cadeia de suprimento.

Cada atividade de valor utiliza insumos diversos, tais como recursos humanos (mão-de-obra e gerência), materiais, tecnologia, e informação, podendo gerar ativos financeiros, como estoques e contas a receber, e passivos, como contas a pagar. Porter classifica as atividades de valor emduas categorias: atividades primárias (logística de suprimento ou inbound, operações, logística de distribuição ou outbound, marketing e vendas, assistência técnica) e atividade de apoio (infra-estrutura da empresa, gerenciamento de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia, aquisição de insumos e serviços).


A Parceria na Cadeia de Valor

As economias de custos são potencialmenteelevadas, justificando uma atuação conjunta, com o objetivo de aumentar a competitividade global do sistema. No entanto, as indústrias ou varejistas estão viabilizando cada vez mais a redução dos custos de suas próprias atividades. Com isso, podemos destacar que, as parcerias são fundamentais para garantir a plena satisfação dos consumidores.
Ressaltamos que, quando falamos a questão da cadeia de valorcom redução dos custos, devemos focar no consumidor com o objetivo de reduzir ao máximo o preço final para ele, visando ter um maior volume de vendas e aumentar a participação e a competitividade do mercado (Market Share).














A Cadeira de Valor da Folhados em Creme







Nas atividades primárias da Cafeteria Folhados em Creme temos:

Na logística de entrada:- Recepção de matéria prima: Este setor é responsável pelo recebimento e conferência da matéria prima e demais produtos recebidos dos fornecedores, onde a entrega é feita pelo próprio na própria loja.
- Estocagem: A estocagem é feita em um local anexo à loja.
- Relacionamento com o fornecedor: É a área responsável pela manutenção de parceria com o fornecedor, onde se acompanha os pagamentos...
tracking img