Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
]

1. Questões e Estratégias de Pesquisa
O problema proposto aborda os conceitos sobre a Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM). Para nosso grupo, o problema da organização é: “Insuficiência na rede integrada da empresa”.
Para solucionar o problema encontrado, foram realizadas pesquisas na Biblioteca da PUC-Campinas, em seu acervo didático. O grupo pesquisou assuntosrelacionados a introdução de Cadeia de Suprimentos, logística, logística integrada, gestão da cadeia de suprimentos, vantagem competitiva, objetivos operacionais e barreiras a integração interna.
2. Conceitos Relevantes
2.1 Logística e Logística Integrada
Logística se relaciona com a movimentação dos produtos (gerenciamento estratégico) – a administração de materias, transporte e gestãode pedidos, maximizando a lucratividade presente e futura através do atendimento de pedidos de baixo custo. Assim, os custos de logistica estão distribuídos entre: Transporte: representa os fluxos que envolvem transporte de mercadoria, de produto e de matéria-prima em geral; Armazenagem: representa toda a estrutura física necessária para estocagem de materiais; Entregas/pedidos: os custos deentregas estão relacionados com a gestão de entrega do pedido ao nivel de serviço determinado (prazo e quantidade). (BOWERSOX E CLOSS, 2001; CHIRSTOPHER, 2009)
Já a logística integrada é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações sãofiltradas em planos específicos de compras e de produção. No momento do suprimento de produtos e materiais, é iniciado um fluxo de bens de valor agregado que resulta na transferência de propriedade de produtos acabados aos clientes. Assim, o processo tem duas ações inter-relacionadas: fluxo de materiais e fluxo de informações. (BOWERSOX E CLOSS, 2001; CHIRSTOPHER, 2009)
2.2 Cadeia de Suprimentos eGerenciamento da Cadeia de Suprimentos
A cadeia de suprimentos envolve todos os estágios necessários para o atendimento de pedidos dos clientes, e um fluxo constante de informações, produtos e dinheiro. (CHOPRA E MEINDL, 2003)
Para Chopra e Meindl (2003), o objetivo de toda cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado (diferença entre o valor do produto final para o cliente e oesforço realizado pela cadeia de suprimento para atender seu pedido). A lucratividade da cadeia de suprimento deve ser analisada dividindo o lucro total pelos estágios que a compõem e seu gerenciamento envolve o controle dos fluxos entre os estágios da cadeia para maximizar a lucratividade total. (CHOPRA E MEINDL, 2003)
Assim, sobre a gestão de cadeia de suprimentos, Pires define (2004,p.70), como:
“Um modelo gerencial que busca atender as sinergias através da integração dos processos de negócios chaves ao longo da cadeia de suprimentos. O objetivo principal é atender ao consumidor final e outros stakehodels de forma mais eficaz e eficiente possível, ou seja, com produtos ou serviços de maior valor percebido pelo cliente final e obtido através do menos custopossível.”- anexo 4 (PIRES, 2004, P.70)


Em relação ao fluxo de informações, de produtos e monetário, o gerenciamento da cadeia de suprimentos (anexo 1) apoia-se basicamente em 3 categorias para a tomada de decisões. A estratégia ou projeto da cadeia de suprimento, envolvendo decisões em relação a estrutura, processos que cada estagio deve desempenhar, local, capacidade de produção e dasinstalações para armazenagem, produtos a serem fabricados ou estocados, meios de transporte, e o tipo de sistema de informação a ser utilizado. O planejamento da cadeia de suprimento, etapa para definição das políticas operacionais, inicio de previsão de demanda para o próximo período, quais mercados e locais deverão ser supridos, decisões de estoques e terceirização, e a dimensão das campanhas de...
tracking img