Cadastro clientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. F# - Programação Funcional

2. Funções: O Coração da Programação Funcional


3. Porque aprender uma Linguagem Funcional?

4. A Linguagem F#

5. Por que usar a F#?

6. Concluindo a linguagem F#

7. Referências




















1. F# – A Programação Funcional
Nos anos 40 os primeiros computadores foram construídos. Nesta época devido aos altoscustos, era justificável ter uma linguagem que trabalhasse o mais próximo possível da arquitetura do computador. Ou seja, as primeiras linguagens de programação tinha como abstração o próprio hardware. Como sabemos, um computador consiste de uma unidade de processamento e memória, então um programa era composto por instruções que modificavam a memória, executados pela unidade de processamento.Linguagens como C e Pascal foram marcados por esse estilo, chamado de programação imperativa, onde havia uma serie de atribuições executadas sequencialmente.
No entanto antes de existirem computadores, as pessoas resolviam problemas de outras formas. A principal delas, através da matemática pura. Na matemática, pelo menos nos últimos 400 anos, funções tem desempenhado um papel central. Funçõesrepresentam a conexão entre parâmetros de entrada e o resultado de saída de um determinado processo.
Em uma função determinística o resultado depende apenas dos seus parâmetros. Logo uma função é uma excelente forma de se especificar uma computação. Esta é a base do estilo de programação funcional.
2. Funções: O Coração da Programação Funcional
O Coração da programação funcional é pensar sobre ocódigo em termos de funções matemáticas. Considere duas funções f e g.
f (x) = x^2 + x
g(x) = x + 1
Segue:
f(2) = (2)^2 + (2)
g(2) = (2) + 1
E se você compor estas duas funções você obtém:
f g (2) = f(g(2)) = (g(2))^2 + (g(2)) = (2+1)^2 + (2+1) = 12
Você não precisa ser um matemático para programar em F#, mas algumas ideias matemáticas se traduzem quase que diretamente para programaçãofuncional. No exemplo anterior, não existem um tipo de retorno especificado. f(x) recebe um integer ou um float? Esta notação matemática não se preocupa com tipos ou valores de retorno.
Cada vez mais é importante possuirmos uma linguagem mais próxima do “natural” para um ser humano, do que para um computador. Linguagens funcionais mantem a tradição matemática e não são fortemente influenciadas pelaarquitetura concreta do hardware.
De maneira simples programação funcional é sobre ser mais declarativo no seu código. Em programação imperativa, você desperdiça tempo informando os passos específicos para realizar uma tarefa. Em programação funcional, você especifica O Que deve ser feito, em detrimento do Como. Embora a programação funcional também não seja “bala de prata”, o resultado são programasmais claros e problemas como concorrência e programação paralela resolvidos de maneira muito mais simples.
Programação Funcional não vai substituir a imperativa ou a orientação a objetos. Ao invés disso ela oferece uma abordagem diferente para que você possa ser mais produtivo ao resolver problemas específicos.
3. Porque aprender uma Linguagem Funcional?
Linguagens funcionais foramconsideradas complexas no passado, e desafiaram muitos desenvolvedores a compreenderem suas abstrações. No entanto no cenário atual, novos desafios se fazem presente e novas ferramentas mais adequadas para as soluções começam a surgir, dando também força a antigos paradigmas. Processar grandes massas de dados, manipular quantidades imensas de informação (se você acha que é exagero acesse: http://goo.gl/MpDT0), a necessidade de se programar em ambientes multi-core ou com clusters, e a chegada da computação em nuvem certamente serão agentes da talvez maior transformação na forma em que pensamos em software e escrevemos código.
O Paradigma funcional tem se mostrado forte para resolver estes tipos de problemas e por isso tem se dado uma atenção especial a ele.
4. A Linguagem F#
A linguagem F# foi...
tracking img