A economia do nordestte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra economia pode-se definir como a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. O quequer dizer é que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las.
Desde os primórdiosprecisamente quando Adão e Eva foram banidos do paraíso, tiveram que ganhar seu sustento trabalhando, sendo assim uma atividade econômica, os conceitos mais básicos dela é a oferta e a demanda. A oferta são osprodutos e tem relação com a quantidade de produtores capazes de produzi-los e a demanda está relacionada com os usuários que querem esses produtos e estão dispostos a pagar uma quantidade preço,então esse é o ponto de união entre oferta e demanda é chamada equilíbrio de mercado.
As sociedades históricas e pré-históricas usavam como base a atividade econômica, começaram a caçar, pescar e vivendoda sua colheita e criando seus animais, criando assim grandes núcleos populacionais. Tudo então foi evoluindo para a fabricação de instrumentos tais como: ferro cobre e bronze, daí acontecendo umamudança das comunidades humanas para a agricultura. Surgiram varias evoluções uma delas foi à revolução industrial, quando se fala de revolução industrial vem o nome manufatura. A manufatura é umsistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manualfoi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em tempo menor. Além das máquinas, a manufatura passou a caracterizar-se pela utilização do trabalho emsérie.
Surgindo daí um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos, esse sistema se chama capitalismo. Um dos fenômenos do capitalismo...
tracking img