Portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO


Portugal

Nomes: Turma:
Professora: Matéria: Geografia

2013

Portugal

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Portugal continental está separado em duas partes por seu principal rio: oTejo. O território português tem uma área total de 92 090 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal tem uma população de aproximadamente 10.676.910 habitantes, é a nação mais a ocidente do continente europeu.
Capital: LisboaDesenvolvimento Econômico

A sustentabilidade do sistema de pensões é crucial para o futuro das finanças públicas em todos os países
europeus. O trabalho apresentado mostra como o sistema de pensões em Portugal atuou no sentido de
incentivar a antecipação da idade da reforma, em particular quando associado à fiscalidade do trabalho. Existiam ainda algumas características regressivas, que penalizavam aspensões mais baixas. Algumas destas características poderão ter sido minimizadas com as recentes reformas fiscais e do sistema de pensões, nomeadamente quanto aos incentivos à antecipação da reforma.
As decisões individuais de participação no mercado de trabalho são cruciais para o desenvolvimento econômico mas são também influenciadas pelas condições globais do agregado familiar onde o indivíduose insere. A probabilidade de um membro inativo transitar da inatividade para o desemprego aumenta sempre
que outro membro do agregado perde o emprego. Desta forma, o desemprego registrado aumenta de forma mais acentuada em momentos de abrandamento econômico, mas, e talvez mais importante, o estudo mostra.
que as decisões familiares atuam no sentido de reduzir o impacto negativo do cicloeconômico ao nível dos agregados.
As áreas cobertas pelos estudos selecionados para a presente edição da Conferência cobrem temáticas cruciais para o desenvolvimento econômico em Portugal, como são a eficiência do sistema educativo na promoção do sucesso escolar e a eficiência da oferta de serviços judiciais. Adicionalmente, a compreensão dos mecanismos de determinação da oferta de trabalho constituium dos fatores essenciais para a promoção de políticas públicas promotoras do desenvolvimento econômico. Na Conferência são discutidos os incentivos do
sistema de pensões na promoção de vidas ativas mais longas, e a importância de agregar famílias nas decisões de oferta de trabalho individuais.
A educação é um dos mais importantes tópicos na recente literatura de desenvolvimento. Portugalenfrenta diversos problemas nesta área, sendo o mais destacado a baixa taxa de escolaridade. No entanto, a elevada incidência de insucesso e abandono escolar tem colocado uma maior ênfase na qualidade e eficiência do sistema. A abordagem que é feita no trabalho incluído nesta Conferência privilegia a esta dimensão, promovendo a avaliação de um programa inédito de combate ao insucesso e abandonoescolar. Os resultados
apresentados apontam para pistas de evolução futura que podem melhorar os elevados indicadores de insucesso nas escolas portuguesas.

Cultura

A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. As eras das invasõesromanas e árabes, bem como as sociedades que as precederam, deixaram os seus vestígios e um eclético legado cultural e arqueológico visível em todo o território português.
As pinturas rupestres da Gruta do Escoural, a cidade romana de Conímbriga, o Templo de Diana em Évora e a arquitetura com traços árabes nas cidades de Olhão e Tavira são apenas alguns exemplos das extraordinárias preciosidades...
tracking img