Portugal

Páginas: 13 (3155 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma superfície de 92 391 km2. Faz fronteira a norte e a este com a Espanha e a sul e a oeste é banhado pelo oceano Atlântico. O território português é composto por três unidades territoriais: Portugal continental, a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira, tendo estas duas últimas regiões órgãosde poder próprios, embora subordinados aos órgãos supremos da Nação.
Portugal continental administrativamente divide-se em 18 distritos: Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro; que por sua vez se subdividem em concelhos, num total de 311, e estes ainda em freguesias.
ARegião Autónoma dos Açores é constituída por nove ilhas que se dividem em três grupos: O Ocidental, o Central e Oriental. Do grupo Ocidental fazem parte as ilhas Flores e Corvo, do grupo Central as ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico e do grupo Oriental as ilhas de S. Miguel, Santa Maria e ilhéu das Formigas. Por sua vez, a Região Autónoma da Madeira é formada pelas ilhas da MadeiraPorto Santo, Desertas e Selvagens.
Para efeitos administrativos, após a entrada na CEE, foram criadas novas unidades administrativas designadas por NUT, nomenclatura das unidades territoriais para fins estatísticos de acordo com as normas da União Europeia, com vários níveis hierárquicos NUT I, NUT II, NUT III. A capital da República Portuguesa é Lisboa, destacando-se, no entanto, outras cidadesde dimensão significativa como Porto, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Braga e Faro.
O relevo de Portugal apresenta uma grande diversidade de formas. A norte do rio Tejo, apresenta-se muito acidentado, com exceção das planícies litorais, e com uma altitude média superior a 400 metros, recortado por vales encaixados e rios com caudais significativos. Por sua vez, a sul do Tejo o relevo é suavementeondulado, com altitudes fracas, onde predominam as planícies. As serras com maior altitude estão situadas a norte do Tejo, destacando-se as serras da Estrela (1991 m), Gerês (1508 m), Marão (1416 m), Montemuro (1381 m) e Caramulo (1075 m). A sul do Tejo, salientam-se as serras de S. Mamede (1025 m), Monchique (902 m) e Caldeirão (577 m). O relevo português completa-se com uma franja de planícieslitorais, realçando-se três grandes conjuntos: a planície da Beira Litoral formada pelas planícies aluviais do Vouga e Mondego, a planície do Algarve e as planícies aluviais do Tejo e do Sado. Os arquipélagos dos Açores e Madeira têm origem vulcânica e contam com um relevo acidentado. Nos Açores as costas marítimas são abruptas e rochosas, ao passo que a região interior é extremamente montanhosa,atingindo-se aqui a altitude máxima de Portugal no Pico, com 2351 metros. A Madeira caracteriza-se por ter uma elevada cadeia montanhosa na parte central da ilha.
Os rios mais importantes são, do norte para o sul de Portugal continental, o Minho, o Douro, o Tejo e o Guadiana, que nascem em território espanhol e desaguam no Atlântico. Entre os rios cujo curso é exclusivamente português, destacam-se osrios Cávado, Vouga, Mondego, Sado e Mira.

Clima

Portugal continental apresenta um clima temperado mediterrânico. À medida que se progride para o Norte do País, o clima apresenta-se mais húmido, as temperaturas mais baixas no inverno e mais suaves no verão, tornando-se assim mais evidente a influência marítima. As diferenças entre o Litoral e o Interior traduzem-se num progressivo aumento dasecura com o maior afastamento do mar e, ao mesmo tempo, num maior contraste entre as temperaturas do verão e do inverno. A influência do relevo nas variações climáticas corresponde a um acréscimo da precipitação, mesmo no Interior, devido ao efeito de barreira que acentua as diferenças térmicas e de precipitação e ainda à moderação das temperaturas no verão e ao seu maior rigor no inverno. Nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portugal
  • portugal
  • Portugal
  • Portugal
  • portugal
  • Portugal
  • Portugal
  • Portugal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!