Cacau show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Administração é uma ciência pertencente à família das ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade de olhar holístico,buscando integração entre pessoas, estrutura e recursos.
É uma ciência que estuda os principais problemas da instituição, buscando aperfeiçoar o desempenho através de técnicas de planejamento,organização, direção e controle.
Segundo Chiavenato, Administração é a aplicação de técnicas com intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradoresparticipantes das organizações a fim de que se obtenham resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias.
Para Maximiano administrar “é o processo que tem comofinalidade garantir a eficiência e eficácia de um sistema”.
A administração, em essência, é o processo, mediante o qual os recursos desorganizados e dissociados se integram em um sistema parao alcance de um objetivo. Vale dizer que tudo gira ao redor do sistema e de seu objetivo e cada função se cumpre somente como um serviço auxiliar para o melhor cumprimento daquele objetivo. Asprincipais funções da Administração são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento
Planejamento é uma função do administrador, senão a principal função. Ela compõe o cicloadministrativo:
Planejar – Organizar – Dirigir – Controlar
O processo administrativo inicia-se com o planejamento, passando pela organização e direção. Finalmente, o controle tem a função desubsidiar um novo planejamento, que reiniciará o ciclo administrativo.
Na prática esta sequência transcende o conceito de ciclo, pois as funções trabalham de forma integrada econcomitantemente.
Importante esclarecer que essas funções administrativas são assim chamadas quando utilizadas ou mencionadas de forma isoladas, pois quando estão integradas e interagindo, elas são...
tracking img