Cable modem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia de Cable Modem.

Face à concepção da convergência de tecnologias para a prestação dos serviços de Telecomunicações, surgiu na década de 80 do século XX o modelo RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados), o qual tem por norteador a entrega dos serviços de Voz, Texto e Imagem, aos usuários, através de um mesmo ponto de acesso à época.
Dessa forma surge no final dos anos 90 atransmissão de dados via cabo, utilizando-se do mesmo meio físico que a TV a cabo, recebendo o nome de transmissão de dados via “Cable Modem”.

É um modem de conexão para internet por TV a cabo, ou seja, ele recebe o sinal pelo mesmo cabo de TV e passa para pó computador ou roteador (com ou sem fio) por meio de um cabo de rede. O termo “Cable” advém de Cable TV – CATV e o termo “modem” de moduladore demodulador.
Não é preciso que o usuário faça qualquer configuração. A autentificação (login) é configurada pela operadora usando o MAC adress do assinante.
Se for trocado o computador ou a placa de rede do computador, será necessário solicitar novo login a operadora.
A velocidade de transmissão do sinal varia entre 70 kbps e 150 mbps, fazendo uso da porção de banda não utilizada pela TV acabo.
Existem duas formas de usá-lo no computador, através do cabo USB ou via par trançado, exatamente igual ao modem ADSL.
Uma das vantagens do cable modem é ter a velocidade mais próxima do que foi contratado, ao contrário, dos provedores ADSL que entregam uma velocidade muito mais baixa.
Já a configuração é semelhante ao ADSL, contudo existe um controle mais rigoroso dos usuários. O Mac (nºde serie) do modem é checado para ver se está cadastrado.
Assim como no ADSL você pode usar um roteador (wirelles ou não) para distribuir o sinal para outros computadores.
O cable modem demodula o sinal e traduz para pacotes IP. Ele se comunica com o computador através de Ethernet 10baseT. A conexão geralmente usa o cabo padrão RJ-45.

Como funciona:
Na tecnologia de acesso à Internet viacabo, os dados são transportados através de cabos de fibra ótica que saem da operadora e vão diretamente até a casa do usuário. Lá, o cabo da TV é dividido em duas partes: uma conectada ao set top box da TV para transmissão dos canais e outra ligada ao Cable Modem (o modem especial para conexão com a Rede).
Um Cable Modem tem tipicamente duas conexões, uma para o terminal localizado na parede eoutra para o computador PC. Essa tecnologia permite conexão contínua à Internet.

Tipos de Cable modem

Externo: Pequena caixa eu se conecta normalmente com o computador através de uma comunicação Ethernet.
Cable
Modem
Externo

PC
PC
Cabo

Externo


Interno: é uma placa conectada ao barramento PCI. É a implementação mais barata possível, mas tem alguns inconvenientes. Podeser usado somente em computadores do tipo PC desktop. O conector do cabo não é isolado galvanicamente do fio alimentação elétrica, podendo criar problemas com algumas redes de tv a cabo, exigindo uma atualização mais dispendiosa das instalações da rede.

PC
Cable modem
Interno

Cabo

Terminal interativo: É na verdade, um cable modem disfarçado. A função primordial deste terminal éoferecer um maior número de canais de TV no mesmo número limitado de freqüências.
Interactive
Set Top Box

se
TV

Keyboard/
Mouse
Cabo

Instalação típica de Cable modem
TV
TV
VCR
CASA


Nova instalação
HP

Cable modem
PC
CaboArquitetura de hardware de Cable Modem.

Interface
Ethernet
Burst
Modulador

Tuner
Demod.
Err. Corr

MAC


Algumas vantagens em utilizar cable modem

Taxas de transmissão mais elevadas;
A presença linhas desobstruídas;
A desocupação das...
tracking img