Cable Modem E ADSL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Como a conexão ADSL funciona

Introdução

O ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line, Linha Telefônica Digital Assimétrica) é uma das formas mais populares de conexão entre um computador ou uma rede á Internet através de uma operadora de telefonia fixa. Existe várias tecnologias do tipo DSL (também chamadas xDSL), como a VDSL, sendo a ADSL a mais popular, em particular no Brasil. Seu nome vem dofato de a velocidade de download (tráfego da Internet para o seu computador ou rede) ser maior que a velocidade de upload (tráfego do seu computador ou rede em direção a Internet), sendo classificada como assimétrica. Uma conexão simétrica é aquela onde as velocidades de download e upload são iguais. A conexão utiliza Protocolo Ponto a Ponto (PPP), mais especificamente o PPPoE (PPP over Ethernet)ou o PPPoA (PPP over AAL5), dependendo da rede da operadora.
Existem vários padrões de comunicação ADSL. Na tabela a seguir, mostramos apenas as conexões ADSL usando a mesma fiação de cobre usada pelo sistema de telefonia analógico, isto é, aquelas que permitem que a tecnologia ADSL seja instala sem a necessidade de troca dos cabos da rede telefônica.


Nota: O número exato de canais de guarda(isto é, resevardos) várias de operadora para operadora e por isso os valores máximos teóricos variam ligeiramente de bibliografia para bibliografia, a depender do número de canais efetivamente disponíveis e utilizados no cálculo.

Funcionamento
Nos padrões ADSL e ADSL2, usa-se uma banda de 1.104 kHz, dividida em 256 canais (também chamados tons ou bins) de 4,3125 kHz, numerados de zero a 255. Oscanais seis a 31 são usados para upstream (upload de dados) e os canais 33 a 255 são usados para downstream (download de dados). O canal um é usado para transmissão de voz (isto é, conversação usando um aparelho telefônico conectado á linha ADSL).
O canal zero não é usado. Os canais dois a cinco não são usados, de modo que haja uma distância ente o canal de voz e os canais de dados. O canal 32 não éusado, para que haja uma separação entre os canais downstream dos canais upstream. Os canais 16 e 64 também não são usados; com isso bandas de upstream e downstream têm, respectivamente, 25 e 222 canais utilizáveis.


Já o padrão ADSL2+ utiliza uma banda de 2.208 kHz, apresentando o dobro de canais. No ADSL2+ padrão, os canais adicionais são todos usados para downstream. No ADSL2+ Anexo , noentando, a banda de upstream usa mais canais, do seis ao 56, e a banda downstream usa os canais 60 a 511. Há agora três canais não utilizados separando as bandas de upstream e downstream, além disso, cada banda tem um canal reservado e que não pode ser utilizado, a exemplo do que ocorre no ADSL e ADSL2.


Essa divisão de banda em canais é conhecida por vários nomes, como multiplexação por divisão defrequência (FDM, Frequency-Division Multiplexing), multiplexação por divisão de freqüência ortogonal (OFDM, Orthogonal Frequency-Division Multiplexing) e modulação por múltiplos tons discretos (DMT, Discrete Multi-Tone).
Ao estabelecer uma conexão, os modems testam a relação sinal/ruído de cada canal, de modo a verificar qual será a taxa de transferência máxima de cada um deles. Cada 3 dB derelação sinal/ruído permite a transmissão de um bit de dados. Por exemplo, um canal com uma relação sinal/ruído de 24 dB pode transportar até oito bits de dados por eleento sinalizador. A configuração de quantos bits um canal pode transportar é chamada de bits/bin. Para que um canal possa ser usado no ADSL padrão, ele precisa ter uma relação sinal/ruído mínima de 6 dB, ou seja, capaz de carregar peloenos dois bits de dados. Já no ADSL2 e ADSL2+, o canal precisa ter uma relação sinal/ruído enor que 6 dB (ADSL) ou 3 dB (ADSL2 ou ADSL2+) não podem ser usados para a transmissão de dados e são marcados como inutilizáveis. Como você pode verificar, uma das diferenças entre o ADSL2 e o ADSL é a possibilidade de uso, no ADSL2, de canais que no ADSL seriam marcados como inutilizáveis.
Este teste da...
tracking img