Cable modem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CABLE MODEM


ALUÍSIO MIRANDA
EDVALDO ALVES DE ARAÚJO
FABRÍCIO JOSÉ DA SILVA
LUANA CRISTINA MISSEL
NILL AMSTRONG

BRASÍLIA, 08 DE SETEMBRO DE 2012.

LISTA DE FIGURAS
Figura 1. Início da CATV 4
Figura 2. Tipos de Cable Modem 5
Figura 3 - Instalação típica de um Cable Modem 7
Figura 4 – Partes de um Cable Modem 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. O QUE É CABLE MODEM E COMOFUNCIONA 4
2.1 Tipos de Cable Modem 5
2.2 Cable Modem externo 5
2. 3 Cable Modem interno 6
2. 4 Interactive Set Top Box 6
2. 5 Características dos Cable Modem 6
2.6 Normas 6
3. ARQUITETURA DE HARDWARE DE UM CABLE MODEM 7
3.1 A instalação de Cable Modem 7
3. 2 Exemplos de CATV no Brasil 9
4. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

No final da década de 40 surgiu àtecnologia CATV e posteriormente na década de 90 a tecnologia de Cable Modem esse veículo de comunicação tornou-se uma evolução na área de transmissão de TV a cabo.
Assim, mais tarde aprimoravam-se esse instrumento de transmissão, como hoje já existem alguns fabricantes que usam de cartões a chip que identificam seus usuários, ou seja, permite um acesso mais dinâmico e com maior facilidade do cliente. Ecada dia mais as operadoras de serviço a cabo estão trabalhando ativamente para aumentar sua participação no mercado.
Dentro desse panorama tem-se como exemplo a operadora NET e a VIVO, pois essas já usam esta nova modalidade de comunicação - CATV - com seus clientes.

2. O QUE É CABLE MODEM E COMO FUNCIONA

Está tecnologia usa as redes de transmissão de TV a cabo (CATV), que tem comofunção dividir o sinal e entregar o pacote de Dados, Voz e TV ao usuário. A intenção da CATV sempre foi de melhorar a recepção de TV entre as pessoas que viviam em áreas rurais ou montanhosas. Antigamente o sinal era transmitido através de uma grande antena que era situada no alto de uma colina, que captava o sinal de televisão que se propaga no ar, e era distribuído nas residências por meio de caboscoaxiais.

Figura 1. Início da CATV

Ao longo dos anos o sistema a cabo cresceu, e foram substituídos por fibra óptica de alta largura de banda. Esta tecnologia – Cable Modem – tem também como finalidade o uso de internet que recebe sinal pelo mesmo cabo que conduz o sinal de TV e sua velocidade varia de 70 kbps a 150 Mbps, onde uma parte da banda é usada pela TV a cabo. As companhias decabeamento se conectam a rede em pequenos pacotes chamados pacotes IP, os quais devem ser convertidos em sinais que possam ser transmitidos através de um cabo coaxial
De acordo com recentes pesquisas – feitas nos Estados Unidos -, houve um aumento considerável no número de usuários com acesso a internet via cabo. Esta tecnologia usa uma topologia de rede partilhada, de modo que todos os usuárioscompartilham a mesma largura de banda.

2.1 Tipos de Cable Modem

Existem diferentes modos de configurações de Cable Modem. Na figura abaixo são verificadas as três (3), principais configurações, de modo que ao longo do tempo, mais sistemas poderão surgir.















Figura 2. Tipos de Cable Modem

2.2 Cable Modem externo

O cable Modem externo é uma caixa –externa -, que conecta-se ao computador, através de uma conexão Ethernet. Que para se obter o acesso à internet, o cable modem utiliza um cabo coaxial e um modem, que passa um cabo para um computador ou até mesmo para um roteador (com ou sem fio) por meio de um cabo de rede, - par trançado (UTP)-, e a outra extremidade é ligada ao modem, nele também é conectado o cabo coaxial da TV. Outro modo deconexão é através de um conector USB - a qual possui vantagem de ser instalada mais rapidamente- , cujo modem de rede conecta-se ao computador através de um cabo. As configurações de login e usuários são feitas por meio das operadoras usando o MAC Adress. O lado negativo é que neste caso existe a necessidade de uma placa Ethernet no computador.

2. 3 Cable Modem interno

O Cable Modem...
tracking img