Cable modem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cable Modem

Este equipamento é um dispositivo que permite a transmissão de informações em altas velocidades através de meios de transmissão como a rede de TV a cabo (CATV). O aumento de velocidade ocorre principalmente devido ao fato de não se utilizar a rede de telefonia para transmissão de dados da Internet, uma vez que se utiliza fibra ótica ou cabo coaxial. Desta forma, este equipamentovem se tornando uma opção para pessoas que necessitam de acesso veloz à Internet a um baixo custo de implantação e manutenção.

Principais razões para utilizar o Cable Modem

1. A utilização do cable-modem elimina a utilização de linhas telefônicas
para o acesso a Internet, tornando mais eficiente a transmissão das
informações enviadas pela rede.
2. Fornece o acesso de modo eficaz à Internetaos seus assinantes, além
de eliminar os altos gastos com os impulsos telefônicos dos mesmos.
3. Com a isenção de pulsos, o usuário pode ficar despreocupado com o
tempo de conexão, caso um sistema como o do cable-modem seja
implantado.
4. O Cable Modem proporciona acesso veloz à Internet.
5. É possível ficar 24 horas por dia na Internet, bastando apenas ligar o
computador.

Como funcionaOs usuários do serviço de Cable Modem utilizam a Internet através da rede de TV a cabo. O Cable Modem funciona como uma ponte entre o computador e a rede de TV a cabo, pois ele separa os dados da Internet dos dados existentes nas transmissões dos canais de televisão. Na tecnologia de acesso à Internet via cabo, os dados são transportados através de cabos de fibra ótica que saem da operadora evão diretamente até a casa do usuário. Lá, o cabo da TV é dividido em duas partes: uma conectada ao set top box da TV para transmissão dos canais e outra ligada ao Cable Modem (o modem especial para conexão com a Rede).
Um Cable Modem tem tipicamente duas conexões, uma para o terminal localizado na parede e outra para o computador PC. Essa tecnologia permite conexão contínua à Internet. Apalavra modem a qual é usada para descrever este dispositivo pode causar pequenos mal entendidos uma vez que ele está ligado fortemente à imagem de conexão dial-up. Na realidade ele é um MOdulador DEModulador, mas a semelhança pára por aí uma vez que o Cable Modem é muito mais complexo do que o modem para dial-up.
Este dispositivo pode ser parte modem, parte sintonizador, parteencriptador/decriptador, parte bridge, parte roteador, parte NIC card, parte agente SNMP e parte hub ethernet.
Tipicamente o Cable Modem envia e recebe dados de duas maneiras diferentes. Na direção do download o dado digital é modulado e então colocado em um típico portador de televisão de 6MHz, em algum lugar entre 42 MHz e 750 MHz. Existem muitos esquemas de modulação mas os dois mais populares são o QPSK (até 10Mbps) e o QAM64 (até 36Mbps). Este sinal pode ser colocado em um canal de 6 MHz adjacente ao sinal de TV sem distúrbio do sinal de vídeo da TV. O canal de download
(ou canal reverso) é transmitido entre 5 e 40 MHz. Este ambiente tende a possuir muita interferência e devido a este fato muitos fabricantes optam por utilizar a modulação QPSK ou similar porque é mais robusta.
Qualquer computador comuma interface Ethernet (placa de rede) poderá se conectar a Internet via cabo. O "hardware chave" é um Cable Modem que, em geral, tem uma interface Ethernet e outra para conexão com o cabo de TV (coaxial).Existem dois tipos principais de Cable Modem. O primeiro tipo faz o downstream (recepção de informação pelo usuário) via cabo e o upstream (solicitação de informação pelo usuário) via redetelefônica. Este tipo de Cable Modem é adequado para ser utilizado em redes de TV a cabo que não são bidirecionais. O segundo tipo faz tanto o downstream como o upstream via rede de TV. A maioria das operadoras que hoje oferecem o serviço estão utilizando o primeiro tipo por dois motivos: as redes são antigas e estão sendo atualizadas para terem a capacidade de comunicação bidirecional e onde existe o...
tracking img