Saneamento ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SANEAMENTO AMBIENTAL

Hoje em dia o meio ambiente vem recolocando conceitos no desenvolvimento social na economia e nas propostas políticas, pois o desenvolvimento socioeconômico está mais forte do que nunca, justamente devido ao progresso social e seu ônus. Por isso a busca por soluções se tornou prioridade no mundo moderno, os organismos internacionais consideram as políticas de meio ambiente(saneamento e seu planejamento) uma necessidade para que se possam financiar seus projetos. Como nossa população cresceu rapidamente a concentração de renda tem muita força no Brasil, o que faz com que as área mais pobres do país tenham uma situação de calamidade devido a falta de investimentos ao longo da história, hoje através do planejamento ambiental as políticas públicas tentam trazeralternativas paras recuperar o “tempo perdido”, o saneamento em conjunto com o planejamento ambiental tem a função de desenvolver programas de recuperação e prevenção. Fique claro que o município é o mais próximo de solucionar os problemas ambientais que afetam diretamente na qualidade de vida, tornando possível a participação popular. As cidades devem se preocupar em fazer a manutenção de sua qualidadede vida através da qualidade ambiental, uma vez que as cidades são ecossistemas modificados pela ação humana, rompendo o equilíbrio preexistente, assim gerando poluição, existe a necessidade de se tratar, reciclar e diminuir o impacto no meio ambiente.

A gestão do meio ambiente necessita de muito planejamento e principalmente de execução, deve ter a implementação de ações articuladas, queresultem em conscientização, com mudança de hábitos e comportamento social. Para esta gestão é importante a escolha inteligente dos sistemas de serviços públicos e a penalização por uso inadequado dos recursos por parte das empresas, principalmente na área industrial. Construindo caminhos saudáveis, deixando de lado o discurso de crescimento a qualquer preço, gerando uma relação de equilíbrio. Oplanejamento urbano vem de encontro a esta situação através de políticas municipais de meio ambiente que compatibilizem o desenvolvimento coma proteção dos recursos naturais. Em termos de planejamento, faz-se necessário identificar e compreender as relações entre os sistemas de saneamento e a cidade, tanto em seus aspectos físicos, ambientais e de ocupação do solo quanto em seus aspectos técnicos.Portanto, no desenvolvimento da cidade, a procura pelo local saudável deve também ser parte da cultura do planejamento.

O conceito de saneamento é amplo, sendo difícil resumir sua abrangência. Entretanto, algumas associações podem ser exploradas refletindo a essência desse conceito, tal como a relação entre água e saneamento. Atender às necessidades básicas do ser humano, para o controle eprevenção de doenças, para a garantia do conforto e para o desenvolvimento socioeconômico. Ao se modernizar, a cidade não consegue fugir dessa dependência, pelo contrário, a necessidade por água aumenta em função da complexidade do aparato produtivo.

Quanto mais se descuida da limpeza da cidade, mais trabalho sobra para a chuva, que não se nega a prestar esse serviço de limpeza. Portanto, a cidade quenão se limpa organizadamente acaba contribuindo para a poluição dos corpos de água, onde as águas pluviais depositam todo o material carregado durante seu trajeto. Essa poluição pode comprometer o uso da água para diversas finalidades, além do próprio abastecimento humano da cidade. Outra associação importante que reflete a essência do conceito de saneamento é a questão do lixo, ou dos resíduossólidos resultantes das diversas atividades da cidade. Para funcionar adequadamente, a cidade necessita de grande aporte de material proveniente de áreas externas aos seus limites geográficos. Nesses materiais, podemos incluir os alimentos para os habitantes da cidade e a matéria prima para os processos produtivos, os quais são utilizados, processados e geram resíduos. Esses resíduos têm pouca...
tracking img